26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
07/10/2018

Mapa do ensino superior no país espelha o setor e indica tendências para se qualificar

Foto: Domingos Peixoto / Globo

Vida ganha Lays Cesar estudante

Não é novidade que o diploma de conclusão do ensino superior é uma peça importante para o sucesso profissional. Esse interesse, por sinal, fica claro com os dados apresentados pelo “Mapa do Ensino Superior no Brasil”, produzido pelo Semesp.

 

Os dados apontam uma explosão da procura pela graduação entre 2006 e 2016, último ano com dados atualizados sobre o setor (veja o gráfico ao lado). Apesar das informações positivas, o país ainda apresenta dificuldades na oferta e na distribuição do ensino.

 

— O cenário não é tão positivo. Os cursos presenciais, além de ser a grande parte do ensino superior, são eles que atraem os jovens de 18 a 24 anos, e existe uma estagnação quanto ao acesso desse público — avaliou Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

 

Veja também 

Prefeitura de Manaus abre “inscrições para 130 vagas em palestra voltada à Comunicação

 

Capelato alerta para o fato de o país ter apenas 17,8% dos jovens entre 18 e 24 anos matriculados em cursos superiores. Na Argentina, por exemplo, esse patamar ultrapassa os 40%. O indicativo é um dos motivos pelo crescimento dos cursos com ensino à distância.

 

A indicação de Capelato é para que o interessado em se arriscar na busca de um diploma liste opções de ocupações dentro de uma carreira. Que evite indicar uma única profissão, ainda mais diante das dificuldades do mercado de trabalho e do saturamento de determinados setores.

 

— Direito é um dos cursos mais amplos que existem. A maioria que entra pensa em concurso. Eu entrei com a certeza de que queria advogar, mas meu interesse maior é na área acadêmica. Fico na faculdade até quando o reitor me demitir — disse Lays César Trindade, de 23 anos, que cursa Direito na Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

O Direito, por sinal, é o curso mais procurado nas faculdade privadas em todo o país. Em 2016, por exemplo, quase 100 mil alunos conseguiram a graduação. Nas universidades públicas, o destaque é o curso de Pedagogia.

 

Novas carreiras ganham forma

 

Você já pensou em ser um “Gestor de influenciadores digitais”? Ou sabe o que faz um “Analista de dados da internet das coisas? Para quem está acostumado com as carreiras “tradicionais”, o mercado de trabalho apresenta, atualmente, novas vertentes de atuação impulsionadas pelo avanço da tecnologia. São funções que fazem parte de determinadas carreiras, mas que não possuem um curso de graduação propriamente dito. A dica é planejar a graduação de acordo com suas aptidões.

 

— Se alguma coisa vai mudar no futuro, são as profissões que existem. A ideia atual é a de que o profissional do futuro vai ter algumas carreiras ao longo da vida. Eu acredito no percurso próprio. No individual. A universidade tem o papel de construir o conhecimento. Envolve ensino, discussão e extensão — analisou Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, pró-reitor de Graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Para Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, é necessária a discussão sobre as novas carreiras entre os responsáveis pelo ensino superior no país.

 

— Outro dia, conheci uma pessoa que trabalha com a gestão de influenciadores digitais. Ela, porém, é formada em ciência da computação, sem ter qualquer relação com marketing ou comunicação, por exemplo — analisou.

 

O novo indicativo passado pelo mercado tem incentivado alunos na procura por outros projetos de carreira.

 

— Quando entrei no curso de administração, pensava em prestar concurso. Hoje, quero fazer pós-graduação em Gestão de projetos, que necessita da especialização em Análise de dados da internet das coisas. A informação é o alimento para a decisão — indicou Nathalya Queiroz, de 21 anos, que está no 7º período de Administração na Unicarioca.

 

Veja algumas das profissões do futuro

 

Agricultor digital


É um novo perfil de agricultor, que junta tecnologias inovadoras que utilizam sistemas de geolocalização, internet, computador, smartphone e outros recursos digitais. Serão necessários conhecimentos ligados à tecnologia e a agricultura de precisão.

 

Gestor de influenciadores digitais


Esse profissional fará o papel de gerente responsável por verificar a veracidade dos seguidores e analisar os algoritmos dos influenciadores, de acordo com cliente.

 

Tutor de curiosidade


Conselheiro que inspira e desperta curiosidade nas pessoas. Também deve ensinar a arte da descoberta.

 

Minerador espacial


Deverão ser exploradas novas fontes de minérios por este profissional. Conhecimentos necessários em robótica, engenharias, astronomia e geologia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Cientista de alimentos


A preocupação de consumir alimentos mais nutritivos pode dar espaço para dietas com ingredientes geneticamente modificados. Além disso, a produção de alimentos vegetarianos pode aumentar. Conhecimentos em nutrição, fisiologia e genética serão imprescindíveis.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.