02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
21/10/2015

Médico de hospital de Tefé, que é marido da secretária de Saúde do prefeito Papi, humilha família de paciente com frases do tipo: ‘Leva essa mulher pra morrer em casa’

Foto: Divulgação

Casal que comanda a saúde pública de Tefé, Nalu e José Rodrigues não atenderam pedido da família

Dona Luzia Nonato tem 55 anos. Há exatos 20 dias foi internada no Hospital-Geral de Tefé, município a 523 quilômetros de Manaus, para tratar de uma pneumonia com água no pulmão. Seus familiares ficaram tranquilos porque o problema era sem gravidade, e com o tratamento, a paciente logo estaria em casa, segundo a principal unidade de saúde da cidade. Mas, nesse período, seu estado de saúde veio piorando.


E hoje, 20 de outubro, quando a família tentou transferi-la para a capital, eis que o diretor clínico do hospital e médico José Rodrigues, o mesmo que internou Luzia, chega para a família e dá uma notícia horrenda: “Ela está desenganada e tem poucos dias de vida. Leva esta mulher pra morrer em casa, pois ela não tem mais jeito”. Foi aí que o pânico e a revolta se instalaram entre a família.


Esse é o eixo principal da denúncia que familiares de dona Luzia trouxeram ao PORTAL DO ZACARIAS nesta tarde, depois que o médico teria se negado até mesmo a dar encaminhamento para que a paciente pudesse ser levada para Manaus.

 

 

Médico do hospital, José Rodrigues (à esq., sua esposa e secretária de Saúde

de Tefé, Nalu Celani), é acusado de tratar paciente e família com grosseria

(Reprodução / Arquivo)

 

 

Vereador 'Foca' se juntou ao esforço da família


Amigos e o vereador Odormando Duarte (PSD), o “Foca”, se juntaram à família e parentes da paciente e passaram o dia e entraram pela noite (até às 19h a situação ainda perdurava) no hospital tentando interceder para que o médico desse tão somente o encaminhamento pedido.


Dizem os denunciantes que o diretor do hospital foi até irônico com os familiares: “Posso até mandar ela para Manaus, mas vai ser sem balão de oxigênio e apenas com um pouco de apoio técnico”.


De acordo com os denunciantes, o médico disse que não adiantava nada transferir a paciente porque “não há mais jeito para ela”. Esse tipo de declaração de José Rodrigues, que seria contratado do Governo do Estado e sócio da clínica Climed, foi o que indignou ainda mais os atônitos familiares.

 

Laços familiares na direção da saúde do município


Em um misto de tristeza e revolta, os familiares começaram a buscar ajuda de autoridades locais, mas aí também tiveram dificuldade. E nem poderia ser de outra forma. Afinal, Nalu Celani, a secretária de Saúde do prefeito de Tefé, Jucimar de Oliveira Veloso, o Papi, é esposa do diretor clínico do hospital, o médico José Rodrigues.


A família diz não entender a razão do médico não querer fazer o encaminhamento, afinal é um direito tentar buscar melhores condições de saúde para a doente. Ao contrário, ele tentava a todo instante convencer a todos de que encaminhar a paciente não era necessário.


Chegou até a dizer que o diagnóstico da paciente mudara de pneumonia para câncer e que não havia medicação para isso. “Ele foi muito ignorante e ríspido com a família de dona Luzia”, disse Cláudio, um familiar de Luzia. 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.