01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
30/03/2017

Metas e perspectivas da EJA 2017 são apresentadas a gestores escolares em encontro estratégico

Foto: Cleomir Santos/ Semed

O novo formato de turmas da EJA, além de reflexões e discussões voltadas à melhoria na área

Em 2017, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou a oferecer a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período diurno, em seis unidades da rede municipal de Manaus.

 

O novo formato de turmas da EJA, além de reflexões e discussões voltadas à melhoria na área, fizeram parte do 1º Encontro de Diretores da Educação de Jovens e Adultos (Edeja). Coordenado pela Gerência da Educação de Jovens e Adultos (Geja), o 1º Encontro foi realizado na noite desta quarta feira, 29/3, no auditório da Semed.


O funcionamento dessas seis escolas no turno diurno oportunizará que 277 pessoas, que não concluíram o Ensino Fundamental na idade certa, possam estudar a 4ª fase do 2º segmento, que corresponde ao 6º e 7º ano, no período da manhã e da tarde. Atualmente, a Semed oferece EJA a 18,6 mil alunos em 90 unidades de ensino.

 

Veja também 

Abertas inscrições gratuitas para Curso Avançado de Música da UEA


De acordo com o gerente da EJA, Weyder Ricardo Bindá Afonso, este encontro marca o novo formato do evento, que existe desde 2010, e que até o ano passado era destinado somente aos diretores que trabalhavam a EJA no ensino noturno. “Abrindo estas turmas, a Semed está dando um salto qualitativo, está avançando e, ao mesmo tempo, dando uma resposta social e pedagógica a demanda que há para estudantes da 4ª fase das seis escolas escolhidas neste projeto piloto”, disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Foto: Cleomir Santos/ Semed


Durante o evento, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou os desafios de se fazer educação para o público de jovens e adultos, bem como a importância do trabalho dos educadores da EJA para garantir direitos plenos a essa parcela da população que voltou a estudar, ou que não teve a oportunidade de sentar nos bancos de uma sala de aula.


“Os nossos educadores do noturno são promotores dessa que é uma das dimensões mais importantes da educação, a garantia da cidadania para uma parcela da população que, muitas vezes, foi privada de ter educação na idade certa. Para nós da Semed, é uma honra ver a EJA cada vez mais fortalecida”, comemorou.


O gestor da Escola Municipal Prof. Emanuel Rebelo da Cunha, Sérgio Henrique, enfatizou que em virtude das peculiaridades e do dinamismo da EJA, a troca de experiências feita no encontro contribuiu na prática pedagógica dos gestores.


“O mais interessante deste evento é que temos a possibilidade de trocar experiências, de ouvir o colega gestor e ter a certeza de que a cada encontro é discutido uma temática relevante. Em outras palavras, isso quer dizer que estes encontros qualificam e ajudam o trabalho do gestor", falou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.