26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
06/10/2015

Microsoft volta atrás e cancela investimento em fábrica da Nokia em Manaus. Demissões são consequência imediata

Foto: Reprodução / Internet tudocelular.com

Multinacional desistiu de investir na fábrica da Nokia e opta por terceirização com Flextronics

A multinacional americana Microsoft anunciou que irá desistir do projeto que consiste na preparação de uma fábrica da Nokia em Manaus (AM) para a produção do videogame Xbox. A decisão é divulgada menos de um ano após anunciar um investimento de US$ 52,1 milhões na construção do local. Com o cancelamento, a empresa reassumiu o contrato de terceirização com a Flextronics, que assume, em janeiro de 2016, a fabricação do console e dos smartphones da Microsoft.

 

A Microsoft também está desmobilizando o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), antigo Instituto Nokia, como consequência da desistência da fábrica própria. Com o fechamento das unidades, haverá demissão de especialistas, como ocorreu em maio, no Recife.

 

Através de um comunicado, a Microsoft informou que as demissões “foram reguladas pela instabilidade do mercado brasileiro e pelo redirecionamento do foco de investimento da empresa”. Os funcionários demitidos pertenciam a setores técnicos e às equipes gerencial e de suporte. Mas na época, não era avaliada a possibilidade de fechamento em Manaus.

 

Medida atinge também instituição de ensino tecnológico 

 

A empresa americana nega que irá fechar o INDT em Manaus, mas deixa claro que há um processo de “revisão de estratégia”. Mas fato é que o INDT cancelou a seleção de novos candidatos em seus cursos de formação, indicando que não haverá criação de novas turmas no próximo ano.

 

As alterações feitas pela Microsoft ocorrem alguns dias após a vinda do CEO da companhia, Satya Nadella, ao Brasil. O executivo anunciou um compromisso da Microsoft em investir na ampliação do acesso ao ensino de ciências da computação no mundo. A empresa disse que irá investir US$ 75 milhões nos próximos três anos para que ongs possam prover o ensino a jovens estudantes. O objetivo é beneficiar os jovens através de uma mentalidade computacional e habilidades necessárias de resolução de problemas em um mundo cada vez mais digital. 

 

 

Estudantes da antiga Fundação Nokia protestaram contra medida, que os prejudica

(tudocelular.com)

 

 

Em julho deste ano, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou que a empresa estava passando por uma grande reestruturação. Agora, o primeiro passo dado está na venda de uma das principais fábricas da Nokia no Brasil, localizada em Manaus (AM) e que passará para as mãos da Flextronics. Esta mudança deixará o investimento no segmento móvel em troca de uma maior produção de consoles da fabricante, incluindo o Xbox 360 e o Xbox One.


Esta mudança visa trazer uma redução considerável nos custos para a Microsoft, que incluem uma reavaliação contábil dos ativos adquiridos da Nokia no ano passado, resultando na grande proporção de demissões recentes. A gigante de Redmond informa que os funcionários afetados estão recebendo todo o apoio necessário que incluem o período de transição ente uma empresa e outra até a Flextronics assumir totalmente a fábrica. No começo do ano foi revelado que a Microsoft tem cerca de 2,4 mil funcionários no Brasil, mas não sabemos quantos serão perdidos com esta venda.


Essa venda acaba afetando o funcionamento da Fundação Nokia e da INDT, que passou a se chamar apenas Instituto de Desenvolvimento Tecnológico no final de 2014. Desde esta data, a Microsoft era a empresa responsável por apoiar o projeto. A Fundação realizou um processo de cancelamento de novos candidatos em seus cursos oferecidos, o que indica que não haverá criação de novas turmas em 2016.


Estudantes da fundação protestam 

 

Estudantes organizaram um protesto no último sábado (3) contra essa mudança na direção pela Microsoft. Este manifesto vem chamando a atenção de várias empresas, além de autoridades governamentais. A situação ainda continua incerta, mas podemos ter mais notícias nos próximos dias sobre o futuro da Fundação Nokia e como a Flextronics irá afetar a situação atual.

 

Fonte: Imasters e tudocelular.com

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.