17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
02/04/2018

No Dia Mundial do Autismo, vereadores de Manaus cobram mais atenção no atendimento

Foto: Divulgação

Para o vereador Álvaro Campelo (PP), é importante que a data seja cada vez mais divulgada, tendo em vista que ainda exista pouca informação a respeito do Transtorno do Espectro Autista

O Dia Mundial do Autismo, celebrado neste dia 2 de Abril, para ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo, foi lembrado nesta manhã na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ocasião em que vários vereadores foram à tribuna falar da causa que mobiliza a comunidade.


Para o vereador Álvaro Campelo (PP), é importante que a data seja cada vez mais divulgada, tendo em vista que ainda exista pouca informação a respeito do Transtorno do Espectro Autista. “Hoje milhares de pessoas convivem com autistas, que por falta de informação não têm um atendimento e atenção adequadas”, afirmou o parlamentar que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Autista (FPDA) da Câmara Municipal de Manaus.


Veja também

Cabo Maciel denuncia: empresa transforma área verde em depósito de entulhos


Segundo Campelo, o transtorno atinge o desenvolvimento do cérebro e afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

“Os autistas precisam de atenção e respeito acima de tudo. Só quem tem uma criança ou jovem com autismo sabe a via crucis que fazem para que tenham um atendimento condizente”, disse ele, destacando o trabalho que faz a Prefeitura de Manaus com políticas públicas em centros especializados como o Centro de Atenção Amigo Rui (EAMAR) e o Centro DIA, que são referências no atendimento em Manaus.


Outra que destacou a importância da atenção para a causa foi à vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM). A parlamentar chamou a atenção para a dificuldade de se detectar a síndrome em uma criança ou jovem e a de encontrar um acompanhamento mais próximo, tendo em vista que os maiores atendimentos encontram-se em entidades filantrópicas ou particulares.

 

A vereadora destacou o Centro Especial André Vidal Pessoas, ao afirmar que quando esteve na Secretaria Municipal de Educação (Semed) colocou psicólogos, pedagogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos já trabalhando dentro da Lei nº 1.870, de 14 de maio de 2014, e que instituiu a Semana Municipal do Autismo.


Gilmar Nascimento (PSD) também lembrou que apresentou Projeto de Lei na Câmara com o objetivo de oferecer tratamento bucal específico às necessidades dos autistas. “É importante à capacitação dos profissionais para inserir a atividade dentro do Plano Municipal de Saúde”, afirmou.


Mais políticas públicas


Já a vereadora Professora Jacqueline (PHS) fez uma reflexão sobre o tema e chamou a atenção para a necessidade de se pensar, no futuro, políticas públicas para atender esse público. Como afirmou, no Brasil, de cada 70 crianças nascidas, uma terá a Síndrome do Espectro Autista.

 

“Em Manaus, apesar da inclusão que já se faz nas escolas, existem dificuldades em acomodar esse público com todos os tipos de deficiência com atendimento especial e específico. Precisamos de profissional específico para atender as peculiaridades. Hoje, muitas instituições filantrópicas trabalham de forma limitada. Não conseguem atender a demanda”, garantiu.


Líder do Governo Municipal, Joelson Silva (PSC) também defendeu políticas públicas para o segmento. “Fazemos uma reflexão para que em nível de futuro possamos ter mais políticas públicas voltadas para pessoas especiais com a síndrome. Precisamos pensar em educação, saúde e inclusão social. Ainda há exclusão”, afirmou Joelson.


Ao falar sobre o Dia Mundial do Autismo, Coronel Gilvandro Mota (PTC) lembrou que a síndrome está tendo uma maior atenção quanto ao diagnóstico. “Antes, era um diagnosticado em um grupo de 500 pessoas, agora é um em 100. Portanto, os Estados e Municípios precisam ter atenção maior”, afirmou. O vereador disse, também, que a Prefeitura de Manaus, dentro das possibilidades, vem ajudando as instituições que trabalham com o espectro autista, como o EAMAR, buscando a ampliação no atendimento.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.