26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
12/09/2018

Papa Francisco aceita renúncia de bispo de Formosa

Foto: Reprodução

A Santa Sé confirmou hoje, 12, a decisão do papa

O papa Francisco aceitou a renúncia do bispo de Formosa (Goiás), José Ronaldo Ribeiro, acusado de desviar mais de R$ 2 milhões dos cofres da Igreja. Ele foi detido em 19 de março.

 

A Santa Sé confirmou hoje, 12, a decisão do papa. O arcebispo metropolitano de Uberaba (Minas Gerais), Paulo Mendes Peixoto, desde março acumula as funções.

 

No começo do ano, o bispo José Ronaldo Ribeiro, quatro padres, um monsenhor, um vigário-geral e dois funcionários ligados à administração da Cúria foram presos na Operação Caifás. A ação investiga o desvio de recursos da Igreja Católica, em Formosa e em outras paróquias do estado. A suspeita é de que os integrantes tenham comprado imóveis, carros e joias, de acordo com o Ministério Público de Goiás.

 

Veja também 

Líder curdo na Turquia é condenado a 4 anos de prisão

 

Os recursos desviados procediam de dízimos, doações e taxas de batismos e casamento. As investigações sobre o caso começaram a partir da denúncia de fiéis.

 

Substituição


Depois da prisão do religioso, o Vaticano decidiu enviar outro bispo ao município para cuidar de 33 paróquias da região. Desde então Dom Paulo Mendes Peixoto foi designado para a função pelo papa Francisco.

 

Segundo o Ministério Público de Goiás, a Justiça autorizou a realização de escutas telefônicas que comprovaram a prática de várias irregularidades.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Entre o material apreendido na operação estavam documentos, notas promissórias, computadores, joias, relógios, máquinas fotográficas e dinheiro.

 

Agência EFE / Agência Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.