19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
14/02/2018

Quedas representam mais da metade dos atendimentos a vítimas nos hospitais de Manaus, durante o período carnavalesco

Foto: Divulgação

Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto recebeu muitos pacientes vítimas de queda, durante as festas de Carnaval

As unidades de urgência e emergência na capital amazonense registraram, nesse período carnavalesco, de sexta-feira (9) até a segunda-feira (12), 56% de atendimentos de pacientes que sofreram algum tipo de queda durante as festas de momo, de um total de 1.112 atendimentos de vítimas de algum sinistro do período carnavalesco.

 

Esse percentual é mais da metade dos atendimentos típicos do período, superando, inclusive, acidentes de trânsito e lesões por armas branca e de fogo.

 

No total, os quatro maiores hospitais e prontos-socorros de Manaus (HPS 28 de Agosto, HPS Doutor João Lúcio, HPS Platão Araújo e HPS Zona Norte) registraram, em média, cerca de 8,7 mil atendimentos nos quatro dias, incluindo, além de acidentes e lesões típicos do período, os casos de viroses, gripes, traumas diversos, problemas cardíacos e demais ocorrências de urgência e emergência.

 

Veja também

POUCO MAIS DE UM ANO APÓS TOMAR POSSE COMO PREFEITO DE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO, 'CARECA' PASSA A MORAR EM CONDOMÍNIO QUE É RESIDÊNCIA DE MILIONÁRIOS NA PONTA NEGRA

 

Para o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato, o fim de semana foi considerado tranquilo. "O Governo do Estado preparou uma ação integrada para o Carnaval, que vem dando bons resultados. O fim de semana e feriado, no âmbito da saúde, podem ser considerados tranquilos”, ressaltou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Na segunda-feira de Carnaval, os traumas consequentes de quedas continuaram liderando as ocorrências nos prontos-socorros, chegando a 155 casos. Na sexta, sábado e domingo, somaram mais 450 casos desses acidentes. No total, são 628 casos de quedas durante o período de 4 dias.

 

Os acidentes envolvendo moto ou carro levaram 61 pacientes aos prontos-socorros na segunda-feira (12). Entre sexta-feira (09) e domingo (11), foram 276 pessoas lesionadas em acidentes de trânsito.

 

Durante os quatro dias, foram registrados 89 casos de atendimento em vítimas de agressão física. Somente na segunda, foram 24 casos. Para casos de queimadura, foram registrados 23 atendimentos durante o fim de semana e o primeiro dia do feriado prolongado.

 

Com relação a feridos por arma de fogo, na segunda-feira, foram 4 casos. Durante o fim de semana, o número de atendimentos para ferimentos de arma de fogo chegou a 19. Já os ferimentos de arma branca somaram 65 ocorrências, sendo 17 somente na segunda-feira.

 

A diretora do HPS 28 de Agosto, Cláudia Teixeira, destaca uma redução nos casos mais frequentes de ocorrências em períodos de grandes festas. "Feriados como o Carnaval e outras grandes festas costumam ser desafiadores, com muitos registros de acidentes por falta do cumprimento da Lei Seca, ferimentos por arma de fogo e armas brancas, e outras formas de violência. Felizmente, isto não vem se repetindo neste carnaval e esperamos que continue assim", declarou. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.