26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
26/09/2016

Rede municipal de ensino promove formação para professores indígenas

Foto: Cleomir Santos / Semed

Ao todo, esses locais atendem mais de 600 alunos de 22 comunidades indígenas

Professores dos 18 Espaços Culturais da Gerência Escolar de Educação Indígena (Geei), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram nesta segunda-feira, 26, de uma formação para aprimorar o planejamento de aula. Ao todo, esses locais atendem mais de 600 alunos de 22 comunidades indígenas.


A formação aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul de Manaus, e tem como objetivo fazer com que os professores tenham um melhor planejamento para continuar o ensinamento da língua materna de cada etnia.


"Esses professores trabalham com a revitalização da língua materna nos espaços culturais e, como eles trabalham da criança ao adulto, vimos a necessidade deles terem uma noção maior de planejamento para que continuem tendo um bom aproveitamento nesses espaços", destacou a coordenadora de formação indígena, Giovanna Freire.

 


Para o professor Clovis Lana Pena, que ensina a língua Tucano para 21 crianças na comunidade Rouxinol, no Tarumã-Açu, o planejamento é fundamental para que as aulas sejam aplicadas de maneira positiva para os alunos que vão até os espaços para resgatar a língua materna, tradições e cultura dos povos indígenas.


"O conhecimento passado nesta formação acrescenta no nosso saber e soma nas nossas aulas nos espaços. Nós temos que ter planejamento para fazer o resgate da língua, trabalhando a escrita, a fala e os cantos" relatou.

 

Fotos: Cleomir Santos / Semed


Outra professora que trabalha no Espaço Cultural Tupana Yupirunga, no Tarumã-Açu, é a Maria Alice Karapãna. Segundo ela trabalhar a língua materna é trabalhar a identidade de um povo.

"Na nossa comunidade trabalhamos com 20 alunos, de crianças a adultos. Fazemos o resgate da língua Nheengatu e buscamos manter a identidade desse povo, fazer que não percam a história deles, mesmo com o passar do tempo. Para isso, temos que ter um planejamento bem fechado para poder trabalhar com todas as faixas etárias", relatou a professora.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.