02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
13/06/2017

Rede municipal de saúde reforça ações de combate à violência contra o idoso

Foto: Assessoria Semsa

A programação teve início ontem, segunda-feira, 12/06, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio

As ações de prevenção à violência contra o idoso promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão reforçadas durante esta semana em todas as Unidades da rede municipal.

 

A programação teve início ontem, segunda-feira, 12/06, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio, bairro Santo Antônio (Zona Oeste), e foi organizada para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.

 

Veja também

Programa Bolsa Pós-Graduação tem aumento de 45% na oferta de vagas


O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca que a prevenção à violência contra o idoso é uma das ações desenvolvidas nos serviços de saúde, atendendo as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 


“Além do atendimento em saúde, que busca contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, as UBSs trabalham com ações rotineiras de prevenção, identificando e recebendo denúncias de casos de violência. Esta semana, as ações estarão focadas na conscientização da sociedade para manter a atenção sobre os diferentes tipos de violência”, explica Marcelo Magaldi.


De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, enfermeira Maria Eliny Ribeiro da Rocha, a violência contra a pessoa idosa pode ser classificada em sete tipos: física, sexual, psicológica, econômica/financeira, abandono, negligência e autonegligência.

 

Fotos: Assessoria Semsa


“Os profissionais irão trabalhar para esclarecer a sociedade sobre os diferentes tipos de violência contra o idoso para que cada um possa ficar atento sobre este tipo de situação na própria família”, destaca Eliny Rocha, ressaltando que é no núcleo familiar que a maioria dos casos de violência é registrada.


A programação seguirá até quarta-feira, 14/06, com ações em sala de espera das UBSs, mas os profissionais também estarão visitando instituições como escolas, grupos de idosos, associações e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).


“Cada UBS vai trabalhar as ações de prevenção conforme o território de atuação. Serão realizadas ações de Educação em Saúde com palestras, rodas de conversa, apresentações teatrais e distribuição de material educativo”, informa a enfermeira.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.