02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
01/10/2017

Semsa inicia 2º diagnóstico da infestação do Aedes, em Manaus

Foto: José Nildo / Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia nesta segunda-feira, 2/10, o 2º Diagnóstico da Infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, febre chikungunya e dengue. Até o dia 31 de outubro, equipes de profissionais da Semsa estarão realizando visitas a 27.915 domicílios, distribuídos em todos os bairros de Manaus, para levantar o índice de infestação do mosquito, eliminando ou tratando potenciais criadouros.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informa que o trabalho será executado conforme orientação do Ministério da Saúde. “Além da visita residencial, os agentes de controle de endemias realizarão ações de Educação em Saúde nos domicílios, orientando a população quanto aos sinais e sintomas das doenças transmitidas por esse vetor, e as formas de prevenção para reduzir os riscos de doenças e para combater os focos de criação e reprodução do Aedes”, explica Marcelo Magaldi.

 

Veja também 
 
TRAGÉDIA! Dois irmãos morrem soterrados após casa ser atingida por deslizamento de terra na Zona Norte de Manaus. VEJA FOTOS!
 

O diagnóstico será realizado por, aproximadamente, 250 profissionais, entre agentes de endemias, motoristas e supervisores.

 

 

A população, alerta o secretário, deve ficar atenta para o fato de que a maioria dos criadouros é encontrada em ambiente doméstico e por isso cada pessoa tem papel fundamental no combate ao mosquito.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Fotos: José Nildo / Semsa

 

“As pessoas devem entender que o trabalho de controle do mosquito é responsabilidade de todos, não sendo restrita apenas ao setor de saúde. A população pode contribuir executando ações simples como a inspeção semanal dos domicílios para a identificação de possíveis criadouros”, recomenda Magaldi.

 

Dados


No período de janeiro a agosto de 2017, a Semsa registrou uma redução de 70% das doenças transmitidas pelos em Manaus, em comparação ao mesmo período do ano passado. A maior redução foi observada no número de casos confirmados de febre Zika, com redução de 93,8%. Os casos confirmados de chikungunya e casos prováveis de dengue tiveram uma queda de 70,4% e 70,1%, respectivamente.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.