26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
17/01/2017

Surto de febre amarela não chegará ao Rio, diz secretário de Saúde

Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Febre amarela pode ser prevenida com vacina

Diante do surto de febre amarela em Minas Gerais, o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, afirma que o Rio não corre o risco de ter casos semelhantes. A epidemia no estados vizinho fez com que começassem a circular boatos de que a vacina contra a doença também preveniria contra a zika e a chikungunya. Especialistas ouvidos pelo Extra, porém, garantem que essa informação não é verdadeira.

 

— Embora os vírus sejam da mesma família, eles são totalmente diferentes. A vacina contra a febre amarela é para uma doença específica e não serve para a dengue, zika ou chikungunya — afirma o epidemiologista Guilherme Franco Netto, assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Veja também 

Minas Gerais decreta situação de emergência em 152 cidades com casos de febre amarela

 

Até esta segunda-feira, a Secretaria estadual de Saúde de Minas Gerais havia registrado 152 casos suspeitos de febre amarela, com 47 mortes sob investigação. No Espírito Santo, foram identificados dois casos.

 

— O Rio não está na área de risco. Reparamos um aumento da procura pela vacina, mas alertamos que não existe recomendação para isso. Só se a pessoa for viajar para os locais onde a vacinação é indicada. A nossa guerra hoje é contra o Aedes aegypti — declara o secretário.

 

O secretário municipal de Saúde do Rio, Carlos Eduardo de Mattos

O secretário municipal de Saúde do Rio, Carlos Eduardo de Mattos

(Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo)


Doença foi registrada em áreas rurais

 

O infectologista Alberto Chebabo, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, explica que os casos de febre amarela são “silvestres”, ou seja, foram detectados em áreas rurais.

 

— A febre amarela acontece com o contato de mosquitos com macacos e, eventualmente, com humanos. Os surtos da doença são cíclicos e último foi em 2010, então já esperávamos outro. O estranho é que essas pessoas, por morarem em áreas de risco, deveriam ser vacinadas — diz.

 

Chebabo não indica que qualquer pessoa tome a vacina, apenas ser for viajar para áreas de risco. Segundo o infectologista, ela é feita com o vírus vivo atenuado.

 

— Em casos muito raros, a pessoa pode acabar ficando doente. Principalmente se ela tiver alguma alteração de imunidade, como idosos, grávidas e quem está em tratamento contra o câncer. A vacina só deve ser tomada se houver indicação — afirma.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, não há tratamento específico. O médico deve tratar os sintomas, como dores no corpo, com analgésicos e antitérmicos.

 

Extra

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.