26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
22/08/2016

UEA promove bate-papo literário com Milton Hatoum, autor do livro 'Dois Irmãos'

Foto: Divulgação

Evento também será transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube. Livro “Dois Irmãos” serviu de inspiração para minissérie da Rede Globo

A leitura obrigatória de um livro é um dos principais requisitos em vestibulares. Para ajudar os alunos e conhecer melhor a obra “Dois Irmãos”, o escritor amazonense Milton Hatoum ministra uma palestra no dia 26 de agosto, às 9h, na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, nº. 3578, Flores. O evento será transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube, e é uma realização da UEA, através do programa Pré-Calouro.

 

Para participar da palestra, os interessados devem se inscrever pelo email ueaprecalouro@gmail.com de 22 a 25 de agosto. Os alunos que se inscreverem via email vão receber certificado de participação. Durante a palestra, Milton Hatoum vai conversar com o professor do Pré-Calouro da UEA, João Batista Gomes sobre a sua história de vida e a obra “Dois Irmãos”, além de responder perguntas dos alunos.

 

A ideia inicial era somente gravar um vídeo explicando sobre o romance, mas Milton propôs conversar pessoalmente com os alunos. “Já estava programado para eu ir a Manaus gravar um documentário, e surgiu o convite do professor. Acho super importante esse contato direto com os alunos. Sempre estudei em escola pública e acho válido trocar ideias sobre a estrutura do romance”, salientou o escritor Milton Hatoum.

 

João Batista Gomes destacou ainda que para o Vestibular 2016, acesso 2017 a banca organizadora estabeleceu duas leituras obrigatórias: “Caramuru”, de José de Santa Rita Durão, e o livro “Dois Irmãos”, do Milton Hatoum.

 

Autor e Obra

 

O romance Dois Irmãos, publicado em 2000 e autoria de Milton Hatoum, conta a história da relação conturbada entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. A obra também serviu de inspiração para a Rede Globo que gravou a minissérie “Dois Irmãos”, escrita por Maria Camargo e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A minissérie está prevista para ser exibida em janeiro de 2017.

 

Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus. Em 1967 mudou-se para Brasília, onde estudou no Colégio de Aplicação da UnB. Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.

 

Pré-Calouro UEA

 

O programa Pré-Calouro é uma iniciativa do Governo do Amazonas, executada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da qual são oferecidas aulas diárias de disciplinas do Ensino Médio com vistas à preparação de alunos para o exame Vestibular.

 

As aulas (Português, Literatura, Redação, Matemática, Física, Química e Biologia) estão sempre disponíveis no canal da UEA, via Youtube, podendo ser acessadas a qualquer momento e repetidas de acordo com a necessidade do aluno. Este ano, o Sistema de Ingresso Seriado – SIS acontecerá no dia 22 de outubro, e o vestibular da UEA nos dias 23 e 24 de outubro. Além do ambiente Web, as aulas serão exibidas na TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 7h30 e reprise às 19h.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.