26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
22/09/2016

Usuários de ônibus relatam melhor qualidade e rapidez no transporte com a Faixa Azul

Foto: Karla Vieira e Altemar Alcântara / Semcom

Passageiros das linhas de transporte coletivo que circulam pela Zona Norte destacaram nesta quinta-feira, 22, mudanças positivas no dia a dia, garantidas pela redução das viagens de ônibus.

 

São passageiros que utilizam o transporte público para ir à escola ou ao trabalho e já sentem os resultados de um projeto de modalidade urbana que está começando com a ampliação da Faixa Azul. 

 

Aproximadamente 60 ônibus articulados embarcam e desembarcam nas 14 plataformas centrais localizadas na extensão das avenidas Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels. Com a ampliação da faixa azul até o Terminal de Integração da Cidade Nova (T3), por onde passam diariamente 45 mil pessoas em dias úteis, mais usuários passaram a ser beneficiados pelo sistema.

 

60 ônibus articulados embarcam e desembarcam nas 14 plataformas

centrais localizadas na extensão das avenidas Torquato Tapajós, Max

Teixeira e Noel Nutels (Foto: Karla Vieira e Altemar Alcântara / Semcom) 

 

Entre eles, está a universitária Andréa Vasconcelos. Diariamente, ela pega dois ônibus para ir à faculdade. “Quem tem carro pode cortar caminho, nós usuários de ônibus não. Temos uma rota a seguir. Antes eu levava 40 minutos para chegar até a universidade. Agora, eu levo 20 minutos. Minha vida melhorou”, destacou. Para o autônomo Cesimar Soares, a faixa azul foi um dos melhores projetos à população. “Agora, o trabalhador tem condições de chegar mais rápido no trabalho e em casa”, disse. 

 

Exemplo de uma das linhas de longo percurso, cujos passageiros foram beneficiados pela Faixa Azul é a 640 – linha troncal que desloca usuários da zona Norte para o Centro. Em média, ela transporta 15 mil passageiros por dia. Antes, o percurso de ida e volta era feito em 110 minutos. Hoje, leva apenas 77 minutos em média. A linha passa pelo T4 (Jorge Teixeira), T3 (Cidade Nova), Max Teixeira, Torquato Tapajós e Constantino Nery. 

 

Nas plataformas da Faixa Azul circulam os ônibus articulados, que podem transportar de uma vez só, em média, 120 passageiros cada um. Em números ainda, juntas, as linhas que utilizam a Faixa Azul nas vias onde teve início a orientação dos agentes de trânsito nesta quinta-feira transportam mais de 1,2 milhões de pessoas por mês. São usuários que destacam melhorias já sentidas com a implantação da Faixa Azul na Constantino Nery lá atrás. Neste trecho, a redução de viagem das linhas foi de 15 a 30 minutos pelo menos. 

 

“Para mim, que ando de ônibus, reduziu muito a viagem por que eu moro lá na zona Leste. Eu venho direto, por exemplo, quando chega na Constantino (Nery) fica maravilhoso. Agora, falta consciência de quem tem carro. Quem tem carro tem opções, já o ônibus tem um itinerário a ser seguido, não tem outra opção. Por isso, essa faixa azul foi muito boa”, opinou a dona de casa Adalgiza Oliveira, no Terminal 1, nesta quinta-feira. 

 

"Para muitos não está bom. Mas nem Deus agrada todo mundo. Para quem usa o coletivo está nota dez. Na hora do sufoco, reduz muito o tempo, principalmente para quem vem das zonas Lestes e Norte da cidade", destacou o sargento da Polícia Militar, Sebastião Bezerra. 

 

Embasada em legislações 

 

A implantação da Faixa Azul, ou corredores preferenciais, tem embasamento em legislações federal e municipal de mobilidade. Ao priorizar o transporte coletivo, cumpre-se a Lei nº 12.587/2012, além da cidade estar se adequando ao Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), aprovado ano passado: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif 

 

“A faixa azul privilegia o transporte público. É um sistema que funciona em várias capitais do país, além de ser amparado por lei federal, a lei da mobilidade urbana. Na faixa azul se tem um aumento na velocidade operacional de dez quilômetros por hora”, explica o superintendente municipal de Transportes Urbanos, Thiago Balbi. 

 

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Eudes Albuquerque, lembrou que qualquer mudança, gera um conjunto de visões e opiniões em seu início. “Por qualquer mudança que nossa cidade passe é normal que as pessoas tenham outra visão, questionem. A faixa azul é parte de um projeto maior de mobilidade, em andamento. Devemos levar em consideração que mesmo sem a faixa azul, o trânsito já é lento nestas vias da zona Norte. Temos então a ampliação de uma faixa, que está beneficiando não apenas os usuários de ônibus, mas também agentes de socorro da nossa cidade, como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a polícia”, declarou. 

 

A visão de Albuquerque é compartilhada pelo taxista Augusto César Amaral. “A faixa azul beneficiou muito no transporte de passageiros. Para atendermos as corridas e para locomovermos cada um deles, inclusive em casos de emergência, ficou muito mais rápido. O passageiro quando pega um táxi, precisa chegar mais rápido no seu destino. Já era muito e com essa abertura para as outras faixas ficou melhor ainda para nós”, completou. 

 

Determinação cumprida 

 

A ampliação da faixa azul para outras zonas da cidade foi definida durante Audiência de Conciliação, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), Juízo do Direito da 2º Vara da Fazenda Pública Municipal, movido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). Nos próximos dias, condutores e pedestres continuarão sendo orientados sobre as regras de circulação nas vias com o corredor exclusivo. Agentes de trânsito estão nas avenidas, próximo a faixa azul, alertando os condutores.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.