26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
10/08/2020

'Minha filha não consegue mais respirar sozinha e os médicos não sabem o motivo', desabafa mãe

Foto: Reprodução

mãe que luta para transferir filha cardiopata de hospital em SP

"Zoe é uma guerreira". É assim que a arquiteta Karina Dunder Koch, 39, vê sua filha. Com apenas dois meses, a bebê, com síndrome de Down, já passou por três UTIs (Unidade de terapia intensiva) e está lutando para respirar sozinha. A pequena, que é cardiopata, está internada no hospital Salvalus, em São Paulo. "Minha filha nasceu bem, respirando, mas depois de um exame chamado angiotomografia, ela precisou ser entubada e não conseguiu mais respirar sozinha. No entanto, os médicos não sabem o motivo", desaba a mãe, que mora em São Caetano do Sul, São Paulo.

 

A chegada de Zoe à vida de Karina foi uma surpresa. A mãe diz que não esperava engravidar, pois tinha a síndrome do ovário policístico. Porém, no ano passado, ela engravidou. No final da gestação, ela descobriu que sua filha era cardiopata e tinha chances de nascer com uma síndrome, que os médicos não sabiam qual seria.

 

Com 34 semanas, a arquiteta começou a sentir as contrações. Em meio à pandemia, ela diz que o único hospital que estava atendendo as gestantes do seu plano era o Salvalus. No dia 21 de maio, Karina deu à luz a Zoe. "Ela nasceu de parto normal e foi para a UTI, devido à cardiopatia", conta a mãe. No entanto, logo a filha parou de respirar sozinha e teve que ser entubada. "Os médicos não chegaram a um diagnóstico do motivo de não respirar, só sabem que não é pelos exames que fizeram".

 

Veja também

 

Família de bebê tem apenas 3 meses para conseguir R$ 11 milhões e salvar a vida dele

 

Homem raspa cabelo da namorada, fica careca também e emociona

Mãe luta para transferir filha cardiopata de hospital  (Foto: Arquivo Pessoal )

Mãe luta para transferir filha cardiopata de hospital (Foto: Arquivo Pessoal )

 

Desde então, Karina passou a morar no hospital. Faz dois meses que sua filha está internada. De acordo com os especialistas do hospital, a bebê teria uma laringomalácia, que consiste em uma anomalia na laringe. A mãe relata que os médicos recomendaram que a bebê fizesse uma traqueostomia, que é uma intervenção cirúrgica que consiste na abertura de um orifício na traqueia para colocação de uma cânula para a passagem de ar.

 

Karina diz que está receosa quanto ao procedimento e por isso procurou uma médica particular que indicou uma cirurgia para corrigir a laringomalácia. Segundo a mãe, essa cirurgia teria que ser realizada em um hospital com estrutura e equipe adequada para o procedimento. "Eles não têm estrutura para fazer esse tipo de operação específica", diz a mãe.

 

Dessa forma, a mãe entrou com um pedido de liminar para transferir a filha para outro hospital, mas até o fechamento dessa matéria, ela não conseguiu transferi-la. "A médica me deu um laudo falando que não daria tempo de preparar o hospital para a operação, indicando a transferência". A arquiteta se diz presa no hospital e lutando contra tempo para que o quadro da sua filha não piore ainda mais.

 

Ela ainda complementa que demorou para saber que a filha seria cardiopata e também que teria síndrome de Down. Nós só descobrimos que ela tinha síndrome de Down 40 dias depois que ela nasceu. "Eu não pude me preparar e nem mesmo subir meu plano de saúde para uma categoria melhor".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O hospital Salvalus faz parte do Grupo NotreDame Intermédica. Procurada pela CRESCER, a instituição respondeu com a seguinte nota:

 

“O Grupo vem prestando toda a assistência a paciente, disponibilizando os recursos para o melhor atendimento possível ao caso. Neste momento, estamos em tratativas para liberalizar o atendimento fora de nossa rede, em caráter excepcional.” 

 

Revista Crescer

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.