28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
26/12/2019

‘Festival Afro-Amazônico de Yemanjá’ começa neste sábado na Ponta Negra

Foto: Divulgação

Quatro dias de programação diversificada e gratuita, o festival que remonta mais de 50 anos de tradição

Reunindo as celebrações culturais e religiosas afro-brasileiras, o tradicional “Festival Afro-Amazônico de Yemanjá”, que completa este ano sua 10ª edição, iniciará no próximo sábado, 28/12, e seguirá até o dia 1° de janeiro de 2020, na praia do Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. 

 

O evento, organizado pela Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama) e realizado pela Associação de Desenvolvimento Sociocultural Toy Badé, recebe o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

 

Com quatro dias de programação diversificada e gratuita, o festival que remonta mais de 50 anos de tradição, visa reunir os povos de matriz africana e os simpatizantes da cultura afro-brasileira, em um ambiente seguro e aberto, para a realização de ritos, celebrações e oferendas.

 

Veja também

 

Escola mais antiga de Manaus realiza primeira cantada de Natal no Centro

 

Fundação de Medicina Tropical vai receber recursos para compra de tomógrafo em 2020

 

Além disso, será realizado trabalho de conscientização ambiental que vai orientar os praticantes a fazerem rituais preservando o meio ambiente. 

 

“Este é o momento em que os umbandistas agradecem pelo ano que está se encerrando e fazem suas preces para o ano novo, homenageando a rainha dos mares, das águas, por meio de oferendas.

 

Este evento busca também abrir espaço àqueles que não conhecem a cultura africana, ressignificando alguns conceitos sobre as tradições e manifestações religiosas e culturais”, destacou o coordenador do evento, Alberto Jorge, acrescentando que o local estará aberto 24 horas durante os quatro dias de atividades do festival. 

 

Réveillon da diversidade 

 

O evento, que reúne cultura, sacralidade, saúde, esporte e inclusão social, ampliará nesta edição o espaço destinado aos LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, intersexuais e outras identidades de gênero).

 

A programação contará com a apresentação de DJs, performances de artistas e grupos de dança, além de espaço para a prática esportiva e brincadeiras de rua, como o cabo de guerra, queimada, elástico, guerra de cotonete e futebol de sabão. 

 

“É importante ressaltarmos que o Festival Afro-Amazônico de Yemanjá é um espaço aberto a todas as pessoas que sejam a favor do bem-comum, do amor, da fraternidade, da empatia. A diversidade existe e é preciso prevalecer o respeito, independentemente de raça, religião, gênero”, ressaltou Alberto Jorge. 

 

Gastronomia 

 

Uma praça de alimentação estará disponível ao público que for prestigiar o Festival Afro-Amazônico de Yemanjá. A gastronomia ficará por conta do famoso Churrasco Fogo de Chão, que levará ao público cortes de carnes como picanha, janela de costela, além do hambúrguer artesanal, chourizo (contra-filé), peito de boi defumado, leitão, cordeiro, peixes e frango defumado. Bebidas como água e refrigerantes também serão comercializadas no espaço. 

 

Agenda 

 

A abertura do Festival Afro-Amazônico de Yemanjá, que terá início no sábado, 28/12, a partir das 15h, será destinada a diversidade de gênero, com programação voltada ao público LGBTI+. Atividades culturais, esportivas e muita música estão na programação do dia. 

 

Já no domingo, 29/12, a partir das 14h, o evento será voltado às manifestações culturais dos povos afro-brasileiros, com apresentações de grupos musicais como o Grupo Axé Odara, Grupo Estrelas, Pagode dos Amigos, Grupo de Capoeira, Grupos artísticos de Negritude e Grupo Encanto da Jurema.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Na segunda-feira, 30/12, a partir das 19h, as atividades serão voltadas a sacralidade, às atividades dos terreiros, com a participação dos grupos Axé Odara e Encanto da Jurema. E na véspera do ano novo, 31/12, a programação terá inicio partir das 20h, com playlist comandada pelos DJs Claudio Sivan, Jacke Dourado, Pan Dean, Rainer Muller, Naty Veiga e Merm.ade.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.