15 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
23/02/2024

Amazonas é selecionado para representar Brasil em programa do Fórum Econômico Mundial

Foto: Reprodução

O estado foi um dos escolhidos para receber capacitação visando a atração de investimentos

Em reunião virtual, nesta sexta-feira (23/02), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) debateu com membros do Fórum Econômico Mundial sobre a participação do Amazonas como representante do Brasil no programa de capacitação e elaboração de projetos, com equipes de atração de investimentos vindas de diversas partes do mundo.


A participação do Amazonas neste programa tem como objetivo atrair investimentos para os projetos delimitados pela secretaria. A gerente do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Natália Sagaydo, ressaltou que, por meio do programa, a Sedecti vai poder ter acesso a uma plataforma de captação de recursos para projetos.


“Captação em recursos em especial para aqueles que refletem a economia verde, a criação de novas matrizes energéticas sustentáveis, além da promoção de negócios inovadores. Nossa equipe receberá uma capacitação durante seis meses para nos especializarmos na captação de novos recursos”, destacou.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado desta sexta-feira (23)

 

Com problema para abastecer no Brasil, Lavrov usou avião da FAB para se reunir com Lula em Brasília

Foto:  Bruno Leão/ Sedecti



De acordo com Sagaydo, o Amazonas foi escolhido após passar por diversas rodadas de seleção, ao longo das quais foram apresentadas e avaliadas propostas de projetos de investimento privado em parceria com governos estaduais. “Essas propostas de projetos tiveram que estar fundamentadas na sustentabilidade, garantindo aos potenciais investidores o cumprimento de metas como redução ou compensação de emissões de CO2, desenvolvimento socioeconômico e ambiental, entre outras”.


Além do Amazonas, o estado da Bahia também foi escolhido para representar o. Brasil. “A proposta vencedora foi a do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões (Pactas), que deve contribuir para a criação e fortalecimento de novos negócios voltados para a geração de valor dos produtos amazônicos, a partir do uso sustentável da biodiversidade da região”.


Segundo a gerente da Sedecti, com o reconhecimento, o Amazonas ganha acesso à uma das maiores redes de investimentos internacionais, além de receber consultoria e mentoria para a elaboração do projeto final, estruturação do investimento e capacitação de sua equipe de atração de investimentos. “O processo deve durar cerca de quatro a seis meses, tendo como objetivo final encontrar investidores interessados no projeto”.


O Fórum Econômico Mundial é uma organização conhecida pelos seus encontros anuais de líderes globais em Davos, na Suíça. O Fórum é financiado por suas mil empresas-membro. A típica empresa-membro é uma instituição global com mais de cinco bilhões de dólares em receitas. Ele possui capilaridade internacional para atrair novos negócios, fomentar grandes projetos e financiar importantes estudos de indicadores econômicos internacionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


Participaram da reunião também o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas; o chefe do Daice, Sidnei Magalhães; e as gerentes do Daice, Natália Sagaydo e Graça Izoney Thomé. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.