26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
11/01/2021

Azeitonas: saiba os benefícios e malefícios do alimento para a saúde

Foto: Reprodução

Azeitonas: saiba os benefícios e malefícios do alimento para a saúde

As azeitonas são um ingrediente comum na dieta da maioria dos brasileiros. Nas saladas ou em pratos quentes, como tortas e arroz, elas têm um sabor muito característico – que dá um toque extra em qualquer refeição.

 

No entanto, assim como qualquer alimento, é muito importante saber quais são os pontos positivos e negativos da sua ingestão. Descubra agora mesmo os benefícios e malefícios dos frutos da oliveira e como consumi-los corretamente!

 

Veja também 

 

Tipo de pisada é determinante na hora de escolher o tênis

 

Atividade física aumenta a imunidade, mas em excesso pode prejudicar a saúde

Prós e contras do consumo da azeitona:


Lado positivo

 

Amiga do coração: azeitona

 

Além de deliciosas, as azeitonas possuem um elevado teor antioxidante baseado em vitamina E, carotenoides e polifenóis. Em 100 gramas, sem caroço e em salmoura, apresentam em média 2 mg de vitamina E. Além disso, elas possuem um índice glicêmico baixo, não contêm hidratos de carbono e seu elevado teor de energia vem dos ácidos gordos.

 

Conforme os frutos amadurecem, seu sabor adoça, e a porcentagem de óleos ricos em energia aumenta. A gordura predominante da azeitona é boa, quase toda monoinsaturada, o que contribui para a redução do colesterol. O que muita gente não sabe, também, é que as azeitonas pretas são mais nutritivas do ponto vista nutricional do que as verdes. Elas são ricas em flavonóides (que ajudam na circulação do sangue), ácidos fenólicos e fitosteróis (que controlam o colesterol).

 

Lado negativo

 

Azeitona: como consumir e seus principais benefícios - Blog Tudogostoso

Fotos: Reprodução 


Elas são muito calóricas! Em média, 100 gramas de azeitonas pretas fornecem 200 calorias (20 gramas de gordura) e, as verdes, contêm 15 gramas de gordura para 150 calorias. Além disso, o fruto é digerido pelo organismo com certa dificuldade. Por isso, quem sofre com colite (inflamação no intestino grosso), doenças da vesícula e fígado, bem como as pessoas que têm problemas de pele , devem evitar o consumo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

As azeitonas têm uma quantidade muito baixa de fibras. 100 gramas do fruto verde apresentam apenas 1 grama de fibra total, 0,1 de fibra solúvel e 0,9 de fibra insolúvel. Também são muito salgadas… Dez azeitonas grandes e maduras ou 44 gramas apresentam 380 mg de sódio, não sendo aconselhável sua ingestão pelos hipertensos. Quando colhidas, são ainda verdes e amargas, por isso, o ideal é esperar a hora certa ou escolher uma marca de confiança para comprar no supermercado. Vale comer com moderação! Em caso de dúvida, consulte um nutricionista.

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.