O cálculo é baseado na soma referente às despesas contratadas da campanha e os recursos estimáveis divididos pelo número de votos obtidos no primeiro turno
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol), candidato à Prefeitura de São Paulo (SP), gastou cerca de nove vezes mais que o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) durante a campanha pelo primeiro turno. Com base nos dados apresentados à Justiça Eleitoral para a prestação parcial de contas das candidaturas, o psolista gastou o equivalente a R$ 25,99 por voto. Já Marçal, que ficou em terceiro lugar na disputa, R$ 3. O cálculo é baseado na soma referente às despesas contratadas da campanha e os recursos estimáveis divididos pelo número de votos obtidos no primeiro turno.
Para garantir a vaga no segundo turno das eleições, a campanha do candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembolsou ao menos R$ 46 milhões. Quase metade do valor foi usado para o pagamento de serviços prestados por terceiros.O parlamentar também investiu mais de R$ 7 milhões em publicidade por materiais impressos e R$ 6 milhões com impulsionamento de conteúdos, de acordo com os dados disponibilizados pela campanha até sábado, 5.
Sem dinheiro do fundo eleitoral, Marçal gastou um pouco mais de R$ 5 milhões, investindo principalmente em impulsionamento de conteúdo nas redes sociais e publicidade por materiais impressos.
Veja também
Segundo turno em SP: Nunes tem 52,8%; e Boulos, 39%, diz Paraná Pesquisas
David Almeida e Alberto Neto se enfrentam no primeiro debate do 2º turno em Manaus. VEJA VÍDEO
Conforme a última prestação de contas do candidato derrotado, entregue na quarta-feira, 9, o ex-coach recebeu um pouco mais de R$ 7,9 milhões em doações. Além de declarar R$ 128 mil em recursos estimáveis, quando a campanha do candidato recebe bens ou serviços como doação.
Primeiro colocado na disputa pela Prefeitura de São Paulo no primeiro turno, Ricardo Nunes (MDB) declarou ter gasto até o momento R$ 29,3 milhões. O atual prefeito teve um custo de R$ 16,29 por voto.
Assim como Boulos, o principal investimento foi em serviços prestados por terceiros. Para o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, a campanha do emedebista desembolsou R$ 4,4 milhões, segundo a prestação apresentada na sexta-feira.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Até o final da eleição, os números podem mudar, já que as campanhas têm até o dia 5 de novembro para fazer a prestação de contas final. Boulos e Nunes ainda devem ter novos gastos para a disputa do segundo turno.
Fonte: Revista IstoÉ