29 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
18/03/2020

Brasileiros em navio rejeitado por 4 países temem não conseguir voltar para casa

Foto: Divulgação

Embarcação Norwegian Jewel seguirá viagem para o Havaí após países recusarem o desembarque de passageiros por receio do novo coronavírus.

Brasileiros a bordo do navio Norwegian Jewel ainda aguardam uma definição sobre como conseguirão voltar para casa. Após partir da Austrália no fim de fevereiro, a embarcação foi recusada em quatro países no Pacífico Sul por causa das medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus (veja mais abaixo o percurso do cruzeiro).

 

A empresa responsável pelo cruzeiro definiu que a viagem seguirá para o Havaí, arquipélago pertencente aos Estados Unidos — o problema é que nem todos têm visto norte-americano, o que dificultaria a volta ao Brasil.

 

Ao G1, a passageira cearense Marta Soares assegurou que todos no Norwegian Jewel estão bem. "Não tem ninguém doente, e a companhia está dando o mesmo tratamento do cruzeiro: temos refeições, lazer e shows. Tudo o que um cruzeiro normal oferece", disse.

 

Veja também 

 

Brasil registra primeira morte pelo novo coronavírus em São Paulo

 

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil sobem para 234

 

"O nosso problema é conseguir desembarcar e como voltar para casa — uma vez que todo nosso [trajeto] aéreo foi perdido e são vários os problemas de entrada em países e aeroportos", acrescentou.

 

Brasileiros que estão no navio Norwegian Jewel aguardam solução de retorno ao Brasil após embarcação ser rejeitada em quatro países da Oceania — Foto: Reprodução/Whatsapp

 

O caso de Marta é peculiar: ela tem o visto norte-americano, mas o documento está em outro passaporte que ela não levou para a viagem.

 

As autoridades dos EUA permitem que dois passaportes sejam mostrados na entrada no país: o mais recente, válido, e outro antigo com o visto no prazo de validade, caso ele tenha sido emitido antes da obtenção da nova documentação brasileira.

 

"Meu passaporte estava vencendo para esta viagem e renovei. Deram outro passaporte, e, como não ia para os Estados Unidos, não fui acertar. E meu marido é um dos que está com o visto norte-americano vencido", preocupa-se a brasileira.


Além disso, nenhum passageiro havia comprado passagens aéreas para o cruzeiro por Honolulu. Afinal, o Havaí nunca fez parte do itinerário inicialmente previsto para o Norwegian Jewel.

 

Brasileiro em navio de cruzeiro recusado no Pacífico Sul relata dificuldade para voltar

 

O médico brasileiro Nelson Mesquita, que está no navio, estima que haja 50 brasileiros na embarcação. A empresa responsável não confirmou o número exato. Veja o relato no VÍDEO acima.

 

"Estamos solicitando ajuda do governo brasileiro para que nos resgate assim que chegarmos a Honolulu, porque achamos que essa é a melhor forma de encaminhar a solução para o problema que estamos vivendo", pediu o médico.


O G1 entrou em contato com o Ministério de Relações Exteriores para saber se há previsão de alguma medida para resgatar os brasileiros que chegarão ao Havaí. Até a última atualização desta reportagem, o Itamaraty não havia respondido ao pedido de informação.


Entenda o percurso


Cruzeiro internacional navega sem rumo no Oceano Pacífico após ser recusado

 

A viagem começou em 28 de fevereiro, em Sydney e terminaria nesta sexta-feira em Papeete, no Taiti — território que pertence à França. Por causa do novo coronavírus, a empresa Norwegian Cruise Line (NCL), responsável pelo cruzeiro, interrompeu o percurso e solicitou o desembarque em Auckland, na Nova Zelândia.

 

Entretanto, a entrada do navio foi recusada tanto pelas autoridades francesas quanto pelas neozelandesas. A embarcação também não pode retornar à Austrália e foi impedida de chegar a Fiji, um arquipélago da Oceania. Todos os países adotaram restrições devido à pandemia de Covid-19.

 

A NCL, então, definiu que o navio deveria passar em Pago Pago, na Samoa Americana, apenas para reabastecimento nesta terça-feira (17). De lá, o navio segue viagem para Honolulu, no Havaí. Veja o MAPA abaixo.

 

Trajeto do navio de cruzeiro Norwegian Jewel — Foto: G1 Mundo

Fotos: Reprodução

 

O médico Nelson Mesquita, do Rio de Janeiro, conta que o navio navegou "sem rumo pelo Pacífico Sul". "Não tivemos por parte do capitão nenhuma evidência de uma solução imediata para isso", relatou.

 

"Compreendemos a dificuldade que ele tem, mas isso nos causou grande angústia por não sabermos qual nosso destino final", disse Nelson.
O que diz a empresa?


Em nota, a Norwegian Cruise Line (NCL) disse que vai recolocar os passageiros que reservaram voos pela companhia de cruzeiros em outras viagens. Para aqueles que comparam bilhetes aéreos por fora, a operadora também diz que vai reembolsar "qualquer taxa adicional".

 

A NCL também informou que os passageiros do Norwegian Jewel poderão requisitar reembolso e compensação pelas seguintes modalidades:

 

crédito de 150% do valor original pago para o cruzeiro a ser usado em outra viagem até 31 de dezembro de 2022
reembolso da viagem, que pode ser solicitado até 23 de março.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


Além disso, a empresa assegurou que os passageiros do Norwegian Jewel terão direito a maior acesso à internet dentro do navio "para que possam fazer os trâmites de viagem necessários e se comunicar com amigos e família".

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.