26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
23/03/2020

Cientistas vão estudar vacina da tuberculose para combater Covid-19

Foto: Reprodução

Especialistas acreditam que a vacina BCG pode acelerar o sistema imunológico humano para enfrentar a infecção causada pelo coronavírus Sars-CoV-2

Cientistas de quatro países vão começar a testar uma vacina centenária contra a tuberculose, a BCG, como medicamento contra o novo coronavírus. Os especialistas acreditam que o imunizante pode acelerar o sistema imunológico humano para combater o organismo causador da Covid-19.

 

Os estudos serão realizados em médicos e enfermeiros, que correm maior risco de serem infectados pela doença respiratória, e em idosos, que são mais suscetíveis a desenvolver sintomas graves. No total, mil voluntários serão testados, dos quais uma parte receberá a vacina e a outra, apenas um placebo.

 

Quando um vírus ou uma bactéria entra no corpo, os glóbulos brancos do sistema imunológico o atacam. Mas, se falharem, essas células convocam o sistema imunológico "adaptativo": as células T e B, produtoras de anticorpos específicos. Depois que o invador é eliminado, uma pequena porção dessas células permanece no corpo, criando uma espécie de "memória".

 

Veja também

 

Ministro: quando chegar em 50% das pessoas infectadas ritmo vai diminuir

 

Brasil tem 1.546 casos confirmados do coronavírus e 25 mortes, diz ministério

 

Assim, quando o corpo entrar em contato novamente com agente infeccioso, as defesas já estarão prontas contra ele. E é exatamente esse princípio que serve como base para diversas vacinas, como a BCG — que faz parte do calendário vacinal infantil e é aplicada em crianças logo após o nascimento.

 

O sistema imunológico composto pelos glóbulos brancos não tem essa memória naturalmente, mas uma pesquisa da Universidade Radboud, na Holanda, mostrou que a BCG estimula essas células a permanecerem vivas na pele humana por vários meses, desencadendo também uma resposta das células B e T.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em um estudo publicado em 2018, os mesmos cientistas holandeses mostraram que a vacinação com BCG protege contra outras infecções virais, como a febre amarela. Daí porque os especialistas querem testar o medicamente contra o novo coronavírus. "Há muito entusiasmo entre os participantes", afirmou Marc Bonten, um dos pesquisadores, à Science. 

 

GALILEU

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.