26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/09/2020

Clubes se mobilizam para combater a violência de gênero no futebol argentino

Foto: Reprodução

Daniel Cortés, namorada do atacante Sebastian Villa, acusa jogador de violência de gênero

 Os seguidos casos de violência de gênero no futebol argentino levaram alguns dos principais clubes do país a criar um protocolo especial para defender as mulheres que tenham alguma ligação com o esporte, desde namoradas e esposas de jogadores até funcionárias e torcedoras dos times.

 

- Têm questões que enfrentamos sempre e que tem a ver com a invisibilização da violência. Então, todas as mulheres que estão nas arquibancadas, em qualquer arquibancada, considero que somos sobreviventes da violência - explica Mercedes Palazzo, integrante do Feminismo Xeneize e Agrupación Nuevo Boca.

 

- Se uma jornalista ou uma repórter cinematográfica está no ambiente do Boca, este protocolo tem que protegê-la. Em todas as atividades ligadas ao clube. Sócias, esposas de jogadores, dirigentes, empregadas do clube. É preciso garantir que todas estejam livres de qualquer tipo de violência - completou.

 

Veja também


Com três gols de Keno, Atlético vira sobre Atlético-GO e assume liderança do Brasileiro


Torcedora gata do Flamengo arrasa como modelo e bomba no Instagram. VEJA FOTOS DA BELDADE

 

Nos últimos seis anos, 14 jogadores do futebol argentino foram denunciados por violência contra mulheres. Entre eles Ricardo Centurión, ex-São Paulo; Jonathan Cristaldo, ex-Palmeiras; Sebastian Villa, Agustín Rossi e Alexis Zárate, condenado em 2017 por estupro e preso mês passado, após perder o recurso.

 

O Vélez Sarsfield foi o primeiro clube da Argentina a ter um departamento exclusivo de combate à violência contra a mulher. Desde 2018, o clube conta com um protocolo especial para tratar do assunto.

 

- A base é a prevenção. Para a prevenção é fundamental educar. Essa é a única forma para mudar culturalmente esta pandemia que temos, que são os feminicídios - disse a diretora do departamento de violência de gênero do Velez, Paula Ojeda.

 

Paula Ojeda, diretora do departamento de violência de gênero do Velez — Foto: Raphael Sibilla

Foto: Raphael Sibilla

 

O projeto cresceu no início deste ano, quando o Vélez anunciou que todos os novos contratos com jogadores profissionais passariam a ter uma cláusula que permite a rescisão unilateral pelo clube, sem custos, em caso de violência de gênero.

 

Essa medida foi tomada após a contratação do atacante Centurión. Em 2017, ele foi acusado pela ex-namorada Melisa de violência verbal e física. Na época, ela publicou um vídeo dizendo que Centuríon a havia enforcado e quebrado três dentes seus.

 

Na época, o juiz do caso determinou que o atacante não poderia se aproximar da ex-namorada, e hoje Melisa possui um botão anti-pânico em caso de novas ameaças. A defesa de Centurión negou as agressões e disse que houve apenas uma discussão típica de um casal.

 

O exemplo do Vélez fez com que outros clubes se mobilizassem. O San Lorenzo anunciou mês passado que os novos contratos do clube terão a mesma cláusula.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

River Plate e Boca Juniors também trabalham na criação desse protocolo, mas ainda estão na fase de implementação do projeto.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.