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Com apoio do Governo do Amazonas, projeto usa jogos didáticos para auxiliar estudantes no vestibular
Foto: Reprodução

Quatro jogos foram produzidos para facilitar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre Biologia

Para auxiliar estudantes que vão prestar o vestibular, um projeto desenvolvido com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência na Escola (PCE), produziu quatro jogos para facilitar o entendimento de alunos do Ensino Médio sobre conteúdos da disciplina de biologia. Com o tema “Jogos de tabuleiro e de cartas: uma proposta para o ensino da biologia”, os materiais apresentam conteúdos de forma didática e atrativa para aprender brincando.



Coordenado pela professora e bióloga, Cristiany Silva, o projeto está sendo desenvolvido no Colégio Militar da Polícia Militar de Manaus-Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM-V), no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, com estudantes do Ensino Médio, e foi elaborado com base nos temas exigidos no edital do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), edição deste ano.



“Temos como objetivo conteúdos que vão constar nos vestibulares seriados, que são o SIS e o Processo Seletivo Contínuo (PSC). Os jogos atendem a alunos do 1º ano do Ensino Médio, dentro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, disse a professora.

 

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JOGOS LÚDICOS

 

O “Labirinto Citoplasmático” é um jogo de tabuleiro, no qual os jogadores irão percorrer uma trilha, cujo os temas abordados são as organelas citoplasmáticas da célula. Podem participar de dois a quatro jogadores, e a ideia é que o jogo seja aplicado após os conteúdos serem abordados em sala de aula, para que os alunos possam desvendar as pistas presentes nas cartas. Acesse o jogo em: https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/JOGO-LABIRINTO-CITOPLASMATICO_.pdf


No mesmo seguimento de tabuleiro, a “Corrida pela Amazônia” visa discutir assuntos relevantes em relação à ecologia da floresta e bioma amazônico, além disso, traz reflexões e conteúdos sobre desafios da região. Acesse o jogo em:https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/JOGO-CORRIDA-PELA-AMAZONIA.pdf


O “Big Bang-The Game” consiste em um jogo de cartas que tem como objetivo combinar o título do assunto e conteúdo. No total, são 14 cartas que precisam ser desvendadas, a partir da brincadeira do jogo da memória. Acesse o jogo em: https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/JOGO-BIG-BANG_the-game.pdf


Já o “Conto Citoplásmatico”, estilo RPG (Role-Playing Game), é um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício, no qual o próprio jogador é o personagem que tenta tirar pontos do oponente, utilizando para isso as características das cartas que são as próprias organelas celulares. Acesse o jogo em:https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/JOGO-Conto-do-Citoplasma_uma-aventura-de-CELL.pdf


Além do ensino de forma lúdica, os jogos também trazem a questão da sustentabilidade. Para a produção, foram reutilizados papéis, emborrachados, tampas, caixas de remédios, entre outros materiais que seriam descartados e, com o projeto, ganharam nova utilidade.

 


CONGRESSO NACIONAL

 

O trabalho foi apresentado, em formato online, no 9º Congresso Nacional de Educação, ocorrido em João Pessoa-PB, e que trouxe em 2023 o tema “Educação para a sociedade: ciência, tecnologia e sustentabilidade”. Realizado no mês de outubro, o projeto foi apresentado nas modalidades painel e publicação de resumo.


“A primeira coisa que acho maravilhosa é a gente conseguir divulgar algo produzido em nossa cidade para o Brasil conhecer. Segundo é a chance que os alunos bolsistas têm de participar de um evento científico, porque para cada jogo elaborado eles tiveram que pesquisar e estudar o conteúdo para poder filtrar o que seria interessante para o jogo, assim como as imagens também que foram utilizadas”, destacou Cristiany Silva.


Sobre a participação pela primeira vez no Programa Ciência na Escola, a professora destaca que a experiência tem sido fantástica, especialmente, pelo apoio dado pela Fapeam aos professores da educação básica, que permite que os projetos ultrapassem o ambiente das salas de aula.

 

Foto: Nathalie Brasil/Fapeam

SOBRE O PCE


O PCE é uma iniciativa da Fapeam, que apoia a realização de projetos de pesquisa propostos por professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e modalidades, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.  

 

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