30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
14/03/2020

Com mais de 1,5 mil novos casos de coronavírus em um dia, Espanha impõe confinamento

Foto: Reprodução

Espanhóis só poderão sair de casa por motivo de trabalho ou necessidade máxima; EUA ampliaram restrição de entrada de viajantes

Com mais de 1,5 mil novos casos de coronavírus em um dia, a Espanha impôs neste sábado, 14, um confinamento quase total para seus cidadãos, que só poderão sair de casa por motivo de trabalho ou necessidade máxima, como comprar comida, a fim de frear a propagação do novo coronavírus.

 

A medida, de aplicação imediata e anunciada pelo chefe de governo, Pedro Sánchez, faz parte de um amplo pacote de medidas aprovado dentro da declaração do estado de alerta por 14 dias no país, o segundo mais castigado na Europa pela covid-19, com mais de 5,7 mil infectados.

 

Os cidadãos só poderão sair de casa para ir ou voltar do trabalho, fazer compras, ajudar idosos, crianças ou pessoas dependentes, passear com animais domésticos e ir a centros de saúde ou instituições financeiras, em casos de força maior.

 

Veja também

 

Epicentro de novo coronavírus migra para Europa, afirma OMS

 

Após Europa, EUA veta voos vindos do Reino Unido e da Irlanda

 

"A circulação terá de ser realizada individualmente, exceto para as pessoas com dificuldade motora", indicou Sánchez após um conselho de ministros extraordinário, que durou mais de sete horas.

 

Em menos de uma semana, o número de infectados na Espanha cresceu 10 vezes. Além de limitar a circulação de pessoas, o governo determinou o fechamento do comércio, ratificou a suspensão das aulas aplicada nos últimos dias e se dotou da capacidade de intervir em bens privados, em seus esforços contra o coronavírus.

 

Em um país altamente descentralizado, com as responsabilidades sanitárias nas mãos de cada uma de suas 17 regiões, o estado de alerta permitirá a Sánchez e seus ministros assumir a gestão de todo o território.



Estados Unidos

 

Na tarde deste sábado, os Estados Unidos também anunciaram medidas mais drásticas para conter o coronavírus. Foram suspensos voos vindos do Reino Unido e da Irlanda, a partir da próxima segunda-feira, 16. O anúncio foi feito pelo vice-presidente americano, Mike Pence, durante coletiva de imprensa.

 

O vice-presidente ressaltou que os cidadãos americanos e os residentes permanentes no país poderão voltar ao Estados Unidos. Na noite da última quarta-feira, o presidente americano, Donald Trump, já havia anunciado a suspensão de voos de 26 países europeus para os Estados Unidos pelos próximos 30 dias.



Na ocasião, em um pronunciamento no Salão Oval da Casa Branca, o republicano disse estar "confiante" de que seu governo "reduzirá significativamente" a ameaça do surto para os cidadãos americanos. "Vamos derrotar o coronavírus", exclamou Trump, ao dizer que os EUA estão fazendo o "maior esforço da história moderna" contra a doença, que teve origem na China.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A inclusão da Irlanda e do Reino Unido significa que cerca de 500 milhões de cidadãos britânicos e da União Europeia estão proibidos de viajar para os Estados Unidos. Por outro lado, os cidadãos dos EUA não foram proibidos de entrar no Reino Unido e na Irlanda./COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

 

Estadão

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.