Quase meio milhão de contribuintes entregou declarações com dados bancários inexistentes ou incompletos
Quase meio milhão de contribuintes do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) entregou declarações com dados bancários inexistentes ou incompletos, e por isso não recebeu sua restituição de anos anteriores a 2021. O dinheiro está parado no Banco do Brasil. São R$ 295 milhões à espera de seus donos, informou a instituição.
Esse dinheiro pertence a 462.227 contribuintes. Também estão nesse grupo integrantes de lotes residuais da malha fina.
O Banco do Brasil informa que é possível fazer a consulta e o agendamento do crédito de forma digital. Para os clientes, basta acessar a conta e buscar, no menu Serviços, as opções “Imposto de Renda” e “Consultar Restituição.”
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Quem não tem conta no Banco do Brasil pode acessar o portal www.bb.com.br/irpf . Lá, deve buscar a opção "Consulte sua restituição de Imposto de Renda”. O próximo passo é informar seus dados bancários, seja conta corrente ou poupança.
“Nas duas situações, se os dados bancários informados estiverem corretos, o crédito ocorrerá no próximo dia útil”, informa a instituição.
O dinheiro fica disponível para resgate pelo prazo de um ano no Banco do Brasil. Depois disso, é devolvido para a Receita Federal. Também nesse caso, é possível solicitar dinheiro, por meio da página do órgão na internet.
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De janeiro de 2020 a 19 de maio de 2021, o Banco do Brasil realizou 493.957 agendamentos, no valor de R$ 709,6 milhões, informou. Desse total, 15.223 operações, referentes a R$ 16,4 milhões, foram realizadas por meio do portal, lançado no dia 30 de setembro de 2020.
Fonte: Valor Investe