15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
28/01/2020

Coronavírus: China proíbe comércio de animais silvestres

Foto: Divulgação

Proteção Animal Mundial ratifica a atitude do governo chinês, explicando os perigos da relação de humanos com animais silvestres

As autoridades da China anunciaram no último domingo (26) uma proibição temporária do comércio de animais silvestres, após o surto de infecção por um tipo de coronavírus na cidade de Wuhan. Até o momento, 106 pessoas já morreram no país.

 

Embora a origem do vírus ainda seja desconhecida, cientistas chineses acreditam que a transmissão pode ter ocorrido de cobras para humanos. Isso porque os répteis em cativeiro podem ser portadores de patógenos que também infectam as pessoas.

 

Essa não é a primeira vez que a transmissão de doenças de animais silvestres para humanos tem sido a causa de graves epidemias. Kate Nustedt, diretora de vida silvestre na Proteção Animal Mundial, explica que a decisão do governo chinês ajuda a minimizar a proliferação da doença.

 

Veja também 

 

Número de mortos por coronavírus na China chega a 106

 

CORONAVÍRUS: funcionários de hospital usam fralda por falta de tempo para ir ao banheiro

 

“Esperamos que essa decisão seja permanente e estendida à todas as importações e exportações de animais silvestres. Na China, é comum encontrar animais à venda em mercados e feiras.

 

As péssimas condições que esses animais são submetidos, em ambientes sem nenhum tipo de higiene ou bem-estar, são propícios para o surgimento de epidemias. Isso, vinculado com um contato com o ser humano, causa epidemias como o coronavírus”, afirma Kate.

 

As cobras, por exemplo, são capturadas na natureza e transportadas juntas em sacos ou pequenas gaiolas ou são reproduzidas intensivamente em viveiros, onde são mantidas em espaços precários e superlotados. Esses locais se tornam verdadeiras incubadoras para a mutação de patógenos, que se tornam mais resistentes e podem ser transmitidos para outras espécies de animais e para humanos.

 

"Existem medidas muito simples que todos podemos tomar para evitar futuros surtos, como parar de comprar qualquer animal silvestre, vivo ou morto. Este comportamento pode levar a graves surtos de doenças transmissíveis a humanos, como esta que estamos vendo em Wuhan”, finaliza Kate.

 

A Proteção Animal Mundial move o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento.

 

As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.