08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
23/07/2021

CPI da Covid: e-mails de Pazuello registram reunião com senador fora da agenda para tratar de distribuição de cloroquina

Foto: Reprodução

General Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, em depoimento à CPI da Covid, no Senado

 Documentos em posse da CPI da Covid revelam que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello organizou, fora da agenda oficial, uma reunião em junho do ano passado com o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), atual integrante da comissão parlamentar, para tratar da distribuição de hidroxicloroquina por hospitais militares para o tratamento do novo coronavírus. Defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, o medicamento é comprovadamente ineficaz.

 

Os detalhes dessa reunião constam da quebra do sigilo telemático de Pazuello, que está sendo analisada pela CPI da Covid. Em seu depoimento à comissão parlamentar, o ex-ministro da Saúde negou que tenha incentivado ou recomendado o uso de cloroquina no combate à pandemia.

 

De acordo com o material analisado pela CPI da Covid, entre as pautas da reunião de Pazuello com Girão, estavam o "uso da cloroquina e hidroxicloroquina" e a "distribuição de cloroquina e hidroxicloroquina por parte dos hospitais militares". O registro do encontro não consta da agenda oficial divulgada pelo Ministério da Saúde.

 

Veja também

 

Bolsonaro defende Pazuello sobre vídeo: ‘Brasília é paraíso de lobista’. VEJA

 

Após vídeo, Randolfe diz que Pazuello cometeu crime de falso testemunho na CPI

 

Procurado, o ex-ministro da Saúde não se pronunciou. O senador Eduardo Girão confirmou o encontro no Ministério da Saúde no dia 3 de junho.

 

"Em 12 de maio de 2020, o Sen. Girão envia documento ao Ministro da Saúde onde solicita informações sobre a produção nacional de cloroquina e hidroxicloroquina. Vale ressaltar que a solicitação foi ainda no princípio da pandemia, momento em que todos buscavam atenuar os efeitos do COVID-19, onde inclusive diversos governadores deram declarações públicas a favor de certos medicamentos, inclusive hidroxicloroquina e cloroquina", diz trecho da nota.

 

Girão afirma que havia mais pessoas na reunião e que não foi ele que propôs a inclusão na pauta da distribuição do medicamento em hospitais militares. O senador citou ainda que, como integrante da CPI, votou a favor da quebra dos sigilos telemáticos, eletrônico e bancário do ex-ministro Eduardo Pazuello.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

O incentivo pelo governo do uso de cloroquina e hidroxicloroquina é investigado pela CPI da Covid, que apura duas vertentes: supostas práticas contra a ciência do Ministério da Saúde, como o incentivo a tratamentos precoces com ineficácia comprovada, e se o governo teria atuado para beneficiar empresas da indústria farmacêutica que forneciam o medicamento contra o novo coronavírus durante a pandemia.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.