28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
01/12/2022

Decisão da seleção sobre volta de Neymar nas oitavas será após jogo com Camarões, no sábado

Foto: Reprodução

O técnico Tite e o auxiliar Cleber Xavier comentaram sobre a recuperação de Neymar e a possibilidade de o camisa 10 voltar à seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo. Em coletiva antes do jogo contra Camarões, para o qual o técnico usará time reserva, Tite manteve o otimismo para a presença do jogador na fase final, mas disse que a avaliação é por etapas.

 

Depois da partida, Neymar será reavaliado no sábado junto a Danilo e Alex Sandro. Se for a campo, poderá ser utilizado desde o início. Caso contrário, pode ser preservado e iniciar no banco de reservas.

 

— Os atletas estão em processo de evolução. Neymar e Alex Sandro na piscina, Danilo no campo. Após o jogo de Camarões, focamos nessa decisão. Já tem um cronograma elaborado pelo departamento médico e a parte física para o retorno dos atletas — afirmou o auxiliar Cleber Xavier.

 

Veja também

 

'Estou recuperado.' Neymar garante que está zerado da contusão no tornozelo. E estará pronto para as oitavas

 

Neymar é 'escondido' em loja do PSG no Catar

 

AS FASES DE TRATAMENTO

 

Em recuperação para voltar a jogar na Copa do Mundo, Neymar recorreu a uma forma de tratamento que pode parecer que estava no horário de lazer, mas tem grande importância para seu retorno à seleção brasileira. O camisa 10 usou a piscina do hotel do Brasil em Doha para dar mais um passo em direção aos jogos. Depois de cinco dias de tratamento na fisioterapia, o atacante iniciou um trabalho na piscina nesta quarta-feira, sob os olhares do preparador físico Ricardo Rosa.

 

E é dentro da água que Neymar nada de braçada em direção à sua volta, após torcer o tornozelo direito e sofrer uma lesão ligamentar. Na piscina, o atleta consegue realizar uma série de estímulos sem impacto. O objetivo é justamente não deixá-lo tanto tempo parado, sem atividades, por conta do local da lesão. Ainda assim, na avaliação da comissão técnica, não houve perda de preparo físico relevante desde que sofreu a entrada do zagueiro da Sérvia, na quinta-feira, uma semana atrás.

 

Como não pode fazer movimentos bruscos nem colocar carga sobre o pé direito ainda, o jogador realiza o treino contando com o chamado empuxo, conceito da física que de forma genérica "tira" o peso do corpo e permite que o atleta coloque o pé no chão e faça outros movimentos sem sentir dores. Nas imagens divulgadas pela CBF, Neymar usa espuma para pedalar dentro da água, corre levemente, e também bate pernas com o auxílio de uma prancha, como se estivesse em uma aula de natação.

 

Além disso, os estímulos também ajudam principalmente na mobilidade da região lesionada. Com menos impacto, Nehymar consegue girar o pé, chutar a água e correr. O resultado é um gasto calórico mínimo, como qualquer exercício aeróbico. SEm contar com o resultado lúdico da atividade, que faz com que o jogador tenha a noção de que está evoluindo e crie um maior otimismo para chegar à próxima etapa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

A etapa seguinte consiste em fazer estímulos de força e mobilidade, com uma carga um pouco maior do que na piscina, fora dela, na academia, por exemplo. Em seguida, o atacante é liberado para treinar no campo, como Danilo fez nesta quarta-feira. Se tudo der certo, Neymar terá cumprido cada passo e poderá retornar ao time nas oitavas de final, segunda ou terça-feira da próxima semana.

 

Fonte:Extra
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.