Atendimento ocorrerá em Iranduba, de 9 a 11 de setembro, e em Manacapuru, de 12 a 14 de setembro
O casal de agricultores Maria da Mota Gomes, 43, e Marivan Ferreira Gomes, 46, estima ter ficado com um prejuízo de mais de R$ 28 mil com o apagão elétrico ocorrido em julho deste ano e que deixou os moradores dos municípios de Iranduba e Manacapuru sem energia por mais de uma semana.
“Nossas plantações de maracujá, cebola, cheiro-verde, couve, chicória e laranja secaram porque não tinha como irrigar”, disse Maria, ao ser atendida pelo defensor público Rodolfo Lôbo.
O atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) voltado às vítimas do apagão começou a ser realizado nesta segunda-feira (09/09), no PAC de Iranduba.
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Foto: Divulgação
Para o casal, que mora na comunidade São José, no Janauari, mais de dez toneladas de alimentos foram perdidas, deixando por terra um trabalho de mais de um ano de cultivo. “O pior é que a cobrança da energia continua vindo alta, sem descontarem sequer o tempo que ficou sem energia”, explicou Marivan, citando que o fornecimento não está regular, deixando inseguros os agricultores.
“Todo prejuízo contabilizado, até o que deixou de vender no comércio, por exemplo, pode ser motivo para ajuizar uma ação na Justiça para reaver o que perdeu”, explicou a defensora pública Juliana Lopes, coordenadora da Defensoria Itinerante, ao estimular os moradores a procurarem o posto da Defensoria que está instalado no PAC de Iranduba.
A comerciante Fátima Alencar, por exemplo, disse que as vendas caíram, especialmente de congelados. “As pessoas compram menos porque têm medo que volte a faltar energia”, revelou a comerciante. Para a dona de casa Claudia Moreira Silva, a situação é complexa porque queimou sua geladeira e, desde aquele dia, não conseguiu dinheiro para o conserto. “Vou procurar meus direitos, saber se posso pedir esse dinheiro para pagar minha geladeira”, afirmou.
Atendimento - Até a quarta-feira (11/09), a DPE-AM estará no Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) de Iranduba, mas dos dias 12 a 14, estará com equipe também no PAC de Manacapuru, outro município atingido pelo apagão elétrico. “Pessoas que tenham interesse em entrar com ação, ou que tenham dúvida sobre o assunto, pode procurar o posto da Defensoria”, explicou Juliana.
Documentos - Os documentos necessários são cópias da Carteira de Identidade (RG), do CPF, comprovante de residência e qualquer documento que comprove os danos sofridos, seja foto, testemunha ou nota fiscal de aparelho danificado.
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Estão em atendimento no município de Iranduba os defensores Juliana Linhares Lopes, Christiano Pinheiro da Costa, Elias Cruz Lima Junior e Rodolfo Bernardo Lobo.