07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
07/03/2021

Delphina Aziz é o 3º maior hospital do Brasil em oferta leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Foto: DIVULGAÇÃO

O Delphina Aziz só perde em números de leitos de UTI para os hospitais Dr. Jayme Santos Neves, no Espírito Santo, com 210 leitos, e Josanias Castanha Braga, em São Paulo, que possui 196 leitos

Com os dez novos leitos abertos nesse sábado (06/03), o Hospital Delphina Aziz, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), torna-se o 3º hospital no Brasil que mais dispõe de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19.

 

Localizada na zona Norte de Manaus, a unidade hospitalar tem agora 180 leitos de UTI. Vinte deles foram abertos nos últimos sete dias. Desde o agravamento da pandemia pelo novo coronavírus no Amazonas, o Delphina Aziz se tornou referência para o tratamento da doença no Estado.

 

Com a expansão de leitos desta semana, o Delphina fica à frente de hospitais como o Hospital das Clínicas de São Paulo, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro, e o Hospital Júlia Kubitschek, em Minas Gerais. As informações constam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

 

Veja também 

 

‘Auxílio Manauara’ teve mais de 370 mil cadastros válidos que serão analisados

 

Prefeito David Almeida vai assumir vice-presidência de Floresta da FNP

 

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, destaca que, desde que se tornou referência para pacientes com Covid-19, a capacidade de atendimento em UTI do hospital foi ampliada em mais de 260%.

 

“Só aqui no Hospital Delphina Aziz, saltamos de 50 leitos de UTI, antes da pandemia, para os 180 atuais. Com a abertura desses novos leitos de UTI, o hospital passa a contabilizar 471 leitos, nesse momento, exclusivos para atendimentos a pacientes com covid-19”, ressalta.

 

Gestão- O diretor da OZN Health, concessionária responsável pela gestão dos serviços não assistenciais da unidade, Thiago Python, afirma que essa é uma marca que deve ser comemorada, pois mostra os esforços de todos os envolvidos em ampliar a estrutura hospitalar do Amazonas no momento em que o Estado é mais exigido.

 

“Embora o momento que levou o hospital a ter 180 leitos de UTI para Covid-19 seja muito triste, temos que comemorar todas as vitórias. Aumentar de 50 para 180 leitos, mantendo a qualidade que o Hospital Delphina é conhecido, certamente é uma delas. Parabéns à equipe, ao Governo do Amazonas, e ao povo amazonense por mais esta resposta neste momento tão duro”, afirmou o diretor da OZN Health.

 

A OZN Health é responsável pelos serviços não assistenciais do Hospital Delphina Aziz. A empresa é encarregada pela gestão dos setores de manutenção, logística, limpeza, segurança, recepção, alimentação, lavanderia, digitalização e tecnologia da informação do Hospital, com foco na promoção de infraestrutura e serviços de excelência para o setor da saúde.

 

A gestão assistencial do hospital é realizada pela Organização Social de Saúde Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humanos (INDSH). O INDSH tem implantado, desde o início da pandemia, todos os protocolos assistenciais específicos para o enfrentamento da doença.

 

Histórico – O Hospital Delphina Aziz foi inaugurado em 2014. Quando a atual gestão assumiu, em 2019, apenas 30% de suas instalações eram utilizadas. O total de leitos na unidade era de apenas 136.

 

Hoje o estabelecimento hospitalar opera com 100% de sua capacidade, com um total de 467 leitos – 180 de UTI e 287 clínicos.

 

Lista com os 10 primeiros hospitais com o maior número de leitos de UTI adulto para Covid-19, segundo o CNES:

 

1. Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (Espírito Santo): 210 leitos;

 

2. Hospital Municipal Josanias Castanha Braga (São Paulo): 196 leitos;

 

3. Hospital da Zona Norte Delphina Aziz (Amazonas): 180 leitos;

 

4. Hospital Municipal Brasilândia (São Paulo): 150 leitos;

 

5. Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (Rio de Janeiro): 143 leitos;

 

6. Hospital Municipal Guarapiranga (São Paulo): 140 leitos;

 

7. Hospital Regional Médio Paraíba Dra. Zilda Arns (Rio de Janeiro): 140 leitos;

 

8. Hospital das Clínicas (São Paulo): 130 leitos;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

9. Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Ceará): 129 leitos;

 

10. Hospital Júlia Kubitschek (Minas Gerais): 126 leitos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.