20 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
06/06/2024

Deputada quer suspender pagamento do FIES para estudantes do Rio Grande do Sul durante calamidade

Foto: Reprodução

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) quer suspender temporariamente o FIES

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) quer suspender temporariamente as obrigações financeiras de estudantes gaúchos beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) durante o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

 

A parlamentar protocolou um projeto de lei que modifica a legislação referente ao Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior. A proposta visa interromper o compromisso de pagamentos destinados à amortização de dívidas, dos juros incidentes, das parcelas de condições especiais para inadimplentes e de multas por atraso nos períodos de uso, carência e amortização.

 

O texto prevê que seja proibida a inscrição desses estudantes como inadimplentes. A redação, no entanto, deixa em aberto quem seria beneficiário da proposta: se somente estudantes de instituições do Rio Grande do Sul ou também os que estudam em outro estado, mas têm família gaúcha. A questão seria discutida com o relator.

 

Veja também

 

Prazo para inscrições no Enem 2024 terminam amanhã, 7. VEJA REPORTAGEM DO 'PORTAL DO ZACARIAS' AO VIVO

 

Bolsas de estudo: escola de Manaus lança concurso com até 100% para 30 cursos

Na justificativa, Melchionna afirma que “é preciso criar condições para garantir que as pessoas afetadas direta e/ou indiretamente pelas chuvas intensas e inundações possam assegurar sua permanência nas instituições privadas de educação superior”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram   

 

Em abril, a Secom de Lula informou que o Rio Grande do Sul era o segundo estado com maior número de contratos renegociados pelo Desenrola FIES, voltado a pessoas com dívidas relativas ao fundo. Foram 9.218 contratos renegociados, cujo saldo de dívida ultrapassava R$ 531,5 milhões. 

 

Fonte: O Globo 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.