26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
28/04/2020

Designer redesenha escudo do Manaus FC, e presidente critica: 'Tirou toda nossa identidade'

Foto: Divulgação

Luis Mitoso reclama, principalmente, das mudanças simbólicas, como a exclusão da cúpula do teatro Amazonas e a troca do Gavião Real por, segundo ele, uma águia

O designer gráfico Lucas Carvalho, de 21 anos, tem compartilhado em seu perfil nas redes sociais as versões alternativas de alguns escudos dos clubes "redesenhados". Entre os clubes lembrados pelo carioca está o Manaus Futebol Clube, único representante do Amazonas na brincadeira.

 

No desenho, Lucas trocou o Gavião Real, mascote e alcunha da instituição, por uma águia. Ele também retirou a insígnia do Teatro Amazonas que fica na parte de cima do escudo original. O presidente do Manaus, Luis Mitoso, não aprovou as mudanças. Ele disse que o designer tirou a identidade do clube.

 

- Para fazer o escudo de um clube, tem que saber a história do clube. O Manaus, quando criou o escudo, pensou na cúpula do teatro Amazonas por ser um símbolo da cidade. O Gavião é algo que está dentro do hino. O estatuto do clube mostra o que significa ada coisa, o porquê daquelas imagens - disse.

 

Veja também 

 

Clássico dos solidários: com baixa arrecadação, Manaus e Nacional

 

Manaus Futebol Clube doa EPIs ao SPA e Policlínica Danilo Corrêa

 

- Se queria estilizar o escudo, primeiro tem que saber a história do clube. Tirou toda a identidade do clube. Gracioso essa mudança. Um profissional, que é bom e quer fazer algo de qualidade, tem que estudar o clube - concluiu Mitoso.

 

Mitoso contou que foi ele próprio quem esboçou a marca. No ano em que o Manaus foi fundado, em 2013, ele teve a ideia do Gavião Real, assim como da cúpula do Teatro Amazonas. Ele explicou o que cada símbolo significa.

 

Designer redesenhou escudo do Manaus FC — Foto: Reprodução/Lucas Carvalho

Foto: Reprodução


- A grosso moda, o rabisco inicial fui eu. Procurei uma ave de rapina que é muito forte e que marca o nosso Estado. Uma ave que tem garras. Procurei também a identidade da região. Dentro dessa linha de representatividade, colocamos o teatro Amazonas, pois é um grande símbolo cultural e histórico. Por isso que colocamos - finalizou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Com as atividades paralisadas desde o dia 15 de março devido a pandemia do coronavírus, o Manaus FC se prepara, mesmo diante das indefinições acerca do futebol nacional, para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. O time obteve o acesso ano passado.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.