28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
13/12/2019

Detran-AM investe em fardamento dos agentes de trânsito e novo bafômetro.

Foto: Reprodução

Detran-AM investe em fardamento dos agentes de trânsito e novo bafômetro.

Novo fardamento visa dar mais visibilidade nas vias públicas aos agentes, que não contavam com vestimenta padronizada há 15 anos.

 

 

Os agentes que atuam nas fiscalizações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estão com fardamento novo.

 

Já em uso, o novo modelo de farda tem cor azul escura predominante e faixa refletiva nos braços, facilitando a visualização durante a noite, e traz nas costas a identificação do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot).

 

Veja também

 

Sine Amazonas divulga 82 vagas de emprego em diversas áreas para esta sexta-feira (13/12)


Projeto da Águas de Manaus vence prêmio nacional promovido por plataforma da Organização das Nações Unidas (ONU)

 


 

Além disso, os agentes passarão a contar com bafômetro de resultado rápido para facilitar a triagem de motoristas nas ações da Lei Seca.

 

 

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, disse que o investimento faz parte da reformulação na estrutura da autarquia, não só administrativa como também de fiscalização e estrutura operacional. O Neot é um núcleo importante na promoção de segurança viária.

 

 

“É a nova imagem do Detran perante a população que dá garantia, não só para o agente de trânsito que está trabalhando, como também para a população, que vai poder identificar o agente que está lhe abordando.

 

O etilômetro de constatação que auxilia na triagem, dando mais agilidade e otimizando as ações”, disse Sá.


A nova farda foi usada pela primeira vez durante as operações no lançamento do programa “Muda Manaus”, no último final de semana. Desde o surgimento do Neot, há 15 anos, os agentes não possuíam um fardamento padronizado. Anteriormente os agentes utilizavam calça jeans e camisas de algodão com a logo do órgão.

 

 

Novo bafômetro – A fiscalização do consumo de álcool pelos motoristas nas ruas de Manaus passará a contar com um novo equipamento a partir desta sexta-feira (13/12), o bafômetro passivo.

 

 

O aparelho é um complemento ao bafômetro que já é usado pelos agentes de trânsito do Detran-AM e pretende dar mais agilidade às fiscalizações.

 

 

O novo aparelho servirá para fazer a triagem dos motoristas que foram abordados durante as operações da Lei Seca. Ao assoprar no equipamento, uma luz se acenderá indicando se há algum vestígio de álcool.

 

Se a luz for verde, o motorista é liberado. Se for vermelha, ele deverá fazer o teste no bafômetro convencional, aferido, certificado e homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

 

O novo aparelho identifica no ar a presença de álcool, a uma distância de 20 a 30 centímetros, o que agilizará o trabalho dos agentes do Detran-AM. O teste dura no máximo 15 segundos, o que permite aos agentes realizar em média 10 testes por minuto.

 

Com ele, o Detran-AM faz uma triagem e concentra a fiscalização nos motoristas que muito provavelmente consumiram álcool. Mas, ele não serve como prova nos processos, porque não calcula exatamente quanto o motorista bebeu. Por isso, quando uma das luzes aponta presença de álcool, o motorista é convidado a sair do carro e fazer o teste tradicional.

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

 

Lei Seca – As operações da Lei Seca têm como alvo o condutor que apresentar índice a partir de 0,05mg de álcool por litro de ar, durante o teste. Ele será punido com multa no valor de R$ 2.934,70, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. O veículo ficará retido até que um condutor capacitado apareça para retirá-lo. 

 

 

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.