30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
28/01/2021

Dia do Vinho do Porto: 7 curiosidades sobre a famosa bebida portuguesa

Foto: Reprodução

O vinho do Porto é conhecido em diversas parte do mundo. Essa preciosidade da vinicultura, apesar de famosa, divide opiniões: por ser mais licoroso e doce, há quem ame e não goste. Independente disso, não há como não reconhecer sua importância, afinal, essa bebida tem um dia só para ela.

 

Nesta terça-feira (27/1) é comemorado o Dia Internacional do Vinho do Porto, uma iniciativa criada em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição norte-americana da qual o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto faz parte.

 

O que muita gente não sabe é que esse vinho é mais versátil do que se imagina e se engana quem pensa que ele parou no tempo. Para esclarecer algumas curiosidades sobre ele, o Metrópoles conversou com o Arthur Azevedo, diretor da Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP). Confira:

 

Veja também 

 

5am Club: as vantagens e desvantagens do hábito de acordar às 5h da manhã. VEJA

 

Confira as 3 histórias de casamento de aquecer o coração

 

Nem só de tinto vive o vinho

 

As empresas do setor, além de produzirem uma gama de tintos de alta qualidade, também podem oferecer opções de Vinho do Porto branco e rosé. “Eles costumam ter características mais refrescantes e jovens, ideais para dias mais quentes e como protagonistas em drinques”, conta o sommelier. De acordo com o expert, existem quatro tipos: Tawny (envelhecido em pipa), Ruby (envelhecido em garrafa), branco e rosé.

 

Tudo que você precisa saber sobre o Vinho do Porto | Superbid

 

Colheita à moda antiga

 

A colheita das uvas (nas chamadas vindimas) é feita a mão, até na mais moderna das vinícolas. E a pisa das uvas de alguns dos melhores vinhos também é feita pelo homem, de forma mais rústica, apesar de existir máquinas que façam esse processo. “Aliás, as primeiras quatro horas da pisa das uvas são muito importantes e precisam ser sincronizadas entre os participantes. É bem divertido de fazer, e o resultado é impressionante, de fato”, comenta.

 

Fogo no vinho

 

Uma garrafa de Vinho do Porto “vintage” precisa ser aberta a fogo, pois a rolha pode se desfazer com o procedimento comum, e deve ser consumido rapidamente. “Isso é feito, pelo menos, nas garrafas da década de 1980 para trás. E elas não são tão raras quanto achamos que são…”, frisa o profissional.

 

Saiba como funciona uma vinícola e descubra o porquê vinho do Porto é tão  doce - Fotos - R7 Viagens

 

De dentro para fora

 

86% do Vinho do Porto produzido é exportado, sendo que, destes, 20% são destinados apenas para o mercado francês. Além da França, os principais mercados que recebem o produto são Inglaterra e Holanda. O Brasil também tem investido bastante em provas e apresentações desse vinho.

 

Pequena produção própria

 

Ao todo, são aproximadamente 33 mil viticultores na região do Douro, em Portugal. Porém, a maior parte dessas pessoas só tem um hectare de vinha. “Quando não produz seu próprio vinho, reunindo familiares e amigos na quinta para colher e pisar as uvas, o proprietário vende-as para cooperativas e outras empresas produtoras de vinho”, comenta Arthur.

 

Além disso, nem todas as pessoas que produzem, mesmo em pouca quantidade, podem comercializar o Vinho do Porto na região do Douro Vinhateiro. “Há instrumentos especiais para estudar e classificar as plantações de uva. É preciso que seja feita uma avaliação da vinha a partir de sua inclinação e exposição solar. Para isso, é usado uma escala de 0 a 1200 pontos para, então, classificar as videiras entre as categorias de A a F. O proprietário que tem a letra A é beneficiado por poder vender anualmente mais Vinho do Porto do que aquele que tem a letra F, por exemplo.”

 

O Que é Vinho do Porto? - DiVinho

Fotos: Repodução 

 

Vinho do Porto “tem que ser do Porto”

 

No país, são cerca de 100 castas certificadas para a produção de vinhos do Douro e Porto. Para ser vinho do Porto ou do Douro é necessário que as castas sejam portuguesas e certificadas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto – IVDP.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O futuro é orgânico

 

Já existe o interesse de algumas empresas na produção do Vinho do Porto orgânico (chamado de biológico em Portugal) e com boas apostas no ramo, como o Fonseca Porto Terra Prima. 

 

Fonte: A Repórter 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.