As aulas devem começar no ano que vem em todo o Estado do Rio
A Firjan Sesi disponibiliza 2.058 vagas gratuitas de ensino médio com formação técnica para todo o estado. Somente na Região Metropolitana do Rio — Benfica, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Laranjeiras, Maracanã, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Tijuca – são 1.250 vagas.
No interior, as vagas são distribuídas entre as unidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Friburgo, Macaé, Petrópolis, Resende, Três Rios e Volta Redonda.
Os candidatos vão precisar passar por uma prova no dia 9 de novembro, comom 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São reservadas 5% das vagas em cada unidade escolar para pessoas com deficiência.A previsão para o início das aulas é no dia cinco de fevereiro do ano que vem. Os candidatos devem ter uma renda familiar média de até 1,5 salário mínimo, comprovada por meio de apresentação de documentação.
Veja também
Como gabaritar em Linguagens no Enem: dicas essenciais de uma especialista para arrasar na prova
Trinta escolas da rede estadual de ensino são premiadas pelo projeto 'Juntos pela Vida', do MPAM
As inscrições devem ser feitas no site na Firjan Sesi até o dia 19 de outubro. As dúvidas podem ser tiradas por meio do edital da seleção, que também está disponível no endereço eletrônico, e no telefone 0800 0231 231.
Os selecionados vão poder complementar sua formação escolhendo por ano dois grupos de área de conhecimento, como linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas, além de aulas para desenvolvimento científico ou com foco em criatividade. O horário será integral e ainda haverá aulas aos sábados.
“O Ensino Médio é superimportante para a vida dos jovens e para a entrada deles no mercado do trabalho. O curso está alinhado com a nova legislação, com toda a carga horária de Base Nacional Comum Curricular, além da formação técnica em parceria com a Firjan SENAI e outros conteúdos como robótica e arte maker.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O currículo conta com 4.200 horas para que os alunos tenham toda a formação básica, humana e para o mundo do trabalho; e assim possam escolher se querem seguir a carreira acadêmica, entrar na universidade, ou entrar logo no mercado de trabalho”, avalia Vinícius Mano, gerente de Educação Básica da Firjan SESI.
Fonte: Extra