28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
29/11/2020

Eleições 2020: não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?

Foto: Reprodução

O que acontece se não votar?

Não votei no primeiro turno, posso votar no segundo? Para a Justiça eleitoral, cada turno das eleições é considerado uma eleição distinta. Assim, mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno, pode votar no segundo.

 

Caso não participe da votação, é obrigatória a justificativa da ausência. O eleitor que não a fizer dentro do prazo estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terá que pagar multa para regularizar a situação. O valor é de R$ 3,51 por cada turno de ausência sem justificativa.

 

Enquanto estiver em débito com a Justiça Eleitoral, ele não pode, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo – entre outras consequências.

 

Veja também

 

ELEITORES DEVEM ESTAR ATENTOS ÀS PROIBIÇÕES NO DIA DO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES

 

Eleição da pandemia: país tem maior abstenção desde 1996

 

Aquele eleitor que não votar por três eleições seguidas, não justificar nem quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. A regra não vale para eleitores que não são obrigados a votar, como analfabetos, maiores de 16 e menores de 18, e maiores de 70 anos.

 

Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência para a Justiça Eleitoral.

 

Como justificar?


Neste ano, por conta da pandemia, a justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito, excepcionalmente, em qualquer seção eleitoral.

 

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se ele deixou de votar no 1º e no 2º turno, terá que justificar a ausência em ambos, separadamente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Prazos para justificativa


1º turno: 14 de janeiro.


2º turno: 28 de janeiro.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.