26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/11/2020

Eleições nos EUA 2020: Quem é Kamala Harris, a primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos

Foto: Reprodução

A candidata a vice-presidente Kamala Harris em Washington

Se há uma palavra para definir a nova vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Devi Harris, é o pioneirismo. Com uma longa trajetória na vida pública, a ex-senadora pela Califórnia agora é a primeira mulher e a primeira negra a ocupar o cargo na Casa Branca – ao lado do presidente Joe Biden.

 

Harris acumula ainda outros títulos importantes: foi a primeira negra a ser eleita procuradora na história da Califórnia, em cargo que ocupou entre 2011 e 2017, e a primeira mulher com ascendência asiática – e segunda negra – a ser eleita senadora nos Estados Unidos, a partir de 2017.

 

Nascida em 20 de outubro de 1964 em Oakland, Califórnia, a nova vice-presidente é filha de um professor jamaicano, Donald Harris, e de uma pesquisadora indiana, Shymala Gopalan. Ambos têm uma respeitada carreira acadêmica nos Estados Unidos, sendo ele em economia e ela na pesquisa do câncer de mama.

 

Veja também

 

Joe Biden é eleito o 46º presidente dos EUA, diz CNN

 

Barack Obama: 'Não poderia estar mais orgulhoso de parabenizar nosso próximo presidente, Joe Biden'

 

Kamala tem uma irmã mais nova, Maya, que também fez carreira no mundo da advocacia e da Justiça. A própria irmã foi quem realizou o casamento de Harris com o advogado Douglas Emhoff em 2014 e a vice-presidente tem duas enteadas.

 

Kamala Harris é oficializada como candidata democrata a vice-presidente dos  EUA | Mundo | Valor Econômico

 

Formada em Artes pela Universidade de Howard e em Direito pela Universidade da Califórnia, teve uma carreira focada nas minorias e em crimes “esquecidos” pela Justiça norte-americana, especialmente, no que tangia a comunidade negra e LGBTQIA na Califórnia. Como procuradora, por exemplo, criou um programa local de educação e reinserção no mercado de trabalho para pessoas pobres que cometiam delitos leves.

 

Kamala Harris faz história como primeira mulher negra vice-presidente dos  EUA - Revista Marie Claire | Mulheres do Mundo

Fotos: Reproduções

 

Já no Senado, teve uma postura bastante ativa contra as medidas e indicações do então presidente Donald Trump, rejeitando a maioria das nomeações feitas pelo republicano e atuando fortemente para combater pautas defendidas por ele.

 

A nomeação ao lado de Biden, ocorrida em agosto, já era esperada assim que o democrata anunciou que escolheria uma mulher como vice – cinco meses antes. Harris também tinha lançado seu nome como pré-candidata à Presidência no ano passado, mas desistiu da disputa interna do partido em dezembro.

 

Ao lado do novo presidente, terá a função de dar um ar de “jovialidade” e proximidade às minorias ao governo democrata, que se diversificou bastante desde que Barack Obama foi eleito presidente em 2008, como forma de se opor aos republicanos de Trump.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Além disso, Harris é apontada como possível substituta do próprio Biden em 2024 (o democrata teria 82 anos) ou em 2028.

 

IstoÉ

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.