O presente diagnóstico, ou constatação, comprova a carência de lideranças nacionais à esquerda
Muito embora o mundo político, especialmente os partidos, saibam bem da importância das eleições municipais para os seus projetos nacionais e regionais, no caso específico do PT, nota-se uma presença muita escassa de seu maior representante, o presidente Lula, nas eleições municipais deste ano.
E essa ausência foi sentida pelos candidatos de sua base. Havia uma expectativa de que o presidente atuasse como um grande cabo eleitoral da esquerda. Lula, contudo, concentrou-se em apenas três cidades, o que é pouco, bem pouco, no contexto. Nos bastidores, se fala em agenda corrida, ciúmes entre candidatos e desejo de se evitar exposição excessiva.
A maior esperança de Lula, até mesmo num plano pessoal, é por certo a cidade de São Paulo, governada pelo PT já em três ocasiões. Esse foco se dá por ao menos dois motivos: a. São Paulo é uma caixa de ressonância política do Brasil, (re)conquistá-la seria importante e; b. governar São Paulo, mesmo que por meio de um partido da base de Lula, mas claramente de esquerda, PSOL, seria uma demonstração de força política evidente para o PT e o presidente.
Veja também
Também em off, nos bastidores, o PT já assume que o ambiente está desfavorável para Boulos conquistar São Paulo. Ele segue o figurino que elegeu o atual presidente em 2002, encarnando uma espécie de versão 4.0 do “Lulinha Paz e Amor”, mas, a entrada de Pablo Marçal (PRTB) na corrida, com um estilo kamikaze, anti-sistema e carente de propostas, acabou atrapalhando o psolista.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
De todo modo, se São Paulo está difícil para a esquerda, a Grande São Paulo pode trazer notícias melhores para os petistas. São Bernardo é uma espécie de questão pessoal para o presidente e seu candidato, Luiz Fernando (PT) que reprisar a conquista de Luiz Marinho em 2016. Além de Fernando, os petistas têm Alencar Santana em Guarulhos e Emídio de Sousa em Osasco, e ainda buscam reeleger José Filippi em Diadema.
Fonte: R7