União Brasil e PSD ainda não definiram manutenção ou retirada de candidaturas; oito bancadas decidiram apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)
As negociações para a sucessão da presidência da Câmara dos Deputados se intensificaram nos últimos dias. Nesta semana, oito partidos anunciaram oficialmente o apoio a Hugo Motta (Republicanos-PB). Outras dez legendas ainda não declararam qual nome apoiarão nas eleições.
Hugo Motta é o principal nome na disputa. Outros dois deputados também estão no páreo: Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). No entanto, a candidatura de ambos é dada como incerta, já que União e PSD têm sido pressionados a desistir de seus candidatos e apoiar Motta.
Além das duas siglas, que tentam negociar as candidaturas, outras dez legendas ainda não declararam apoio a nenhum dos nomes: Juntos, esses partidos somam 84 congressistas. Na quinta-feira (31), Hugo Motta afirmou que ainda busca diálogo com todas as siglas que não escolheram seus candidatos.
Veja também
Bolsonaro resgata post de Tebet para provocar governo sobre dólar alto
Inelegível, Bolsonaro reforça pretensão de disputar eleições em 2026: 'Chance só tenho eu'
“Todos os partidos representados na Casa nós iremos procurar para fortalecer o diálogo. Cada partido tem a sua dinâmica interna, temos que respeitar como cada um decide a sua posição, mas não faltará disposição para dialogar com esses partidos”, disse MottaMesmo sem a definição dos dez partidos, Hugo Motta já tem um número expressivo de bancadas a seu favor. Somadas, as legendas que declararam apoio ao paraibano somam 324 deputados:
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Para ser eleito à presidência da Câmara, o candidato precisa dos votos de ao menos 257 deputados. A votação é secreta, e é registrada em cabines eletrônicas nos plenários.
Fonte: CNN