08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
26/04/2024

Erro humano criou 'Porta do Inferno': fosso de fogo arde a mais de 400° há 50 anos no Turcomenistão

Foto: Reprodução

Na década de 1970, durante a exploração por gás e petróleo na província de Dsoguz, na então União Soviética, trabalhadores perfuraram o solo, criando inadvertidamente uma cratera de 70 metros de largura e 20 metros de profundidade. Essa formação, conhecida como Darvaza, tornou-se uma chama eterna após a ignição de gás metano, resultando em um cenário que lembra a entrada do próprio inferno, de acordo com a iconografia cristã.

 

Desde então, a Porta do Inferno se tornou uma atração turística, atraindo curiosos de todo o mundo. Em 2022, no entanto, o presidente Gurbanguly Berdymukhamedov decidiu fechar o acesso à área por preocupações ambientais e econômicas. O vazamento de gás metano representava riscos de poluição atmosférica e perda significativa de recursos naturais para um país dependente de combustíveis fósseis.

 

Embora várias ideias tenham sido propostas para extinguir o incêndio, incluindo o uso de bombas, nenhuma solução definitiva foi encontrada até o momento. O presidente do Turcomenistão expressou preocupação com a perda de recursos valiosos e o impacto negativo na qualidade de vida dos cidadãos.

 

Veja também

 

'Repaginado': canadense com mais da metade da pele tatuados já cobriu algumas partes do corpo mais de 30 vezes

 

Modelo irlandesa leiloa calcinha enviada ao espaço

 

Em 2023, uma expedição liderada pelo canadense Kourounis, em colaboração com a National Geographic, explorou o interior da cratera em busca de respostas.

 

Com temperaturas que variam de 400°C a 1.000°C, o ambiente dentro da cratera desafia a vida humana, mas também oferece oportunidades únicas para a pesquisa científica. O microbiologista Stefan Green, que participou da expedição, descreveu a paisagem como algo ‘extraterrestre’, sugerindo semelhanças com Marte.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Apesar dos esforços para entender e resolver o problema da Porta do Inferno, o fogo continua a arder, desafiando os cientistas e autoridades locais, que ainda continuam na busca por uma solução. 

 

Fonte:Foco No Fato

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.