25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
27/10/2020

Estados decisivos lideram votação antecipada nos EUA; 64 milhões já foram às urnas

Foto: Reprodução

A uma semana da eleição presidencial, democratas votaram mais que republicanos na Flórida e na Pensilvânia, que devem ser os maiores

A uma semana da eleição presidencial nos Estados Unidos, os "battleground states", estados que serão decisivos na disputa entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, concentram metade dos votos antecipados no país até o momento.

 

Liderados por Texas e Flórida, esses estados somam 31,1 milhões dos 64,7 milhões de votos que já foram feitos no país, seja presencialmente ou pelo correio (48% do total).

 

E a notícia é melhor para Biden: os democratas votaram mais que os republicanos na Flórida e na Pensilvânia, que devem ser os maiores "campos de batalha" da eleição.

 

Veja também

 

Senado dos EUA aprova nome, e Amy Coney Barrett toma posse como juíza da Suprema Corte

 

Trump é vaiado em velório de juíza da Suprema Corte

Diferentemente do Brasil, o voto não é obrigatório nos EUA e os eleitores podem escolher seu candidato antes da data oficial da eleição, que ocorre na próxima terça-feira (3), tanto pelo correio quanto presencialmente.

 

Além disso, os estados onde Biden deve vencer já tiveram 24 milhões de votos antecipados e aqueles onde Trump deve ganhar, 9,2 milhões, segundo o jornal "The New York Times".


Diferentemente do Brasil, o voto não é obrigatório nos EUA e os eleitores podem escolher seu candidato antes da data oficial da eleição, que ocorre na próxima terça-feira (3), tanto pelo correio quanto presencialmente.


Mais democratas votando


Democratas têm votado antecipadamente em maior quantidade do que os republicanos também nos estados decisivos, segundo o Projeto Eleições, da Universidade da Flórida.

 

Nos 19 estados em que há o registro da filiação do eleitor, 49% eram democratas, 28% eram republicanos e 23% não têm partido ou são de partidos menores que disputam a eleição. Esses estados concentram 30,4 milhões dos 64,7 milhões de votos antecipados.

 

Na Pensilvânia, um estado decisivo onde Trump venceu Hillary por pequena margem na última eleição, 1,2 milhão de democratas já votaram, contra 355 mil republicanos.

 

A diferença é menor na Flórida, mas Biden também leva vantagem: 2,5 milhões contra 2,2 milhões. E a votação antecipada no estado já representa mais de 62% de toda a votação de 2016.

 

Biden leva vantagem também na Carolina do Norte (quase 1,3 milhão contra 952 mil). Segundo o "New York Times", em cinco "battleground states" que registram a filiação partidária, são cerca de 2 milhões de eleitores democratas a mais do que republicanos até o momento.

 

Votação antecipada


Por causa da pandemia do novo coronavírus, muitos estados mudaram as regras de votação, permitindo que milhões votem pelo correio pela primeira vez. Os EUA são o país com mais casos (8,7 milhões) e mortes (225 mil) por Covid do mundo.

 

Muitos eleitores também estão votando presencialmente para evitar aglomerações no dia da eleição, e a polarização em torno da presidência de Trump também gerou um nível recorde de comparecimento antecipado em todo o país.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

Os votos antecipados já representam 47% de todos os votos da eleição de 2016, e especialistas preveem que o recorde de 150 milhões de votos pode ser batido e a taxa de participação na eleição deve ser a maior desde 1908.


G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.