27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
22/06/2020

Estrutura pré-histórica é descoberta perto de Stonehenge, na Grã-Bretanha. VEJA

Foto: Reprodução

Um vasto monumento de 4.500 anos, considerado uma das maiores estruturas pré-históricas encontradas na Grã-Bretanha, foi descoberto perto de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra

Uma estrutura pré-histórica "incrível e única" de 4.500 anos de idade, formando um círculo com mais de dois quilômetros de diâmetro, foi descoberta perto do célebre sítio megalítico de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra - anunciou a Universidade escocesa de St. Andrews nesta segunda-feira (22/6).

 

"Trabalhos de campo e análises recentes revelaram a presença de 20, ou mais, escavações em massa pré-históricas, com um diâmetro de pelo menos dez metros e cinco metros de profundidade", afirmou a universidade em comunicado.

 

Essas escavações formam um círculo com mais de dois quilômetros de diâmetro em torno do recinto ("henge") neolítico de Durrington Walls e do sítio de Woodhenge, a cerca de 3 quilômetros de Stonehenge. Teriam sido escavadas há mais de 4.500 anos, mais ou menos na época em que o Durrington Walls foi erguido.

 

Veja também

 

Conheça o 'Morte Branca', o maior sniper da história. Ele teria matado mais de 540 pessoas

 

Conheça 5 incríveis casos de pessoas que sobreviveram a execuções. VEJA

Segundo os arqueólogos, essas escavações teriam marcado os limites de uma área sagrada na era neolítica, associada ao aparecimento dos primeiros agricultores na Grã-Bretanha e à construção de estruturas rituais imponentes.

 

"No entanto, nenhuma estrutura pré-histórica no Reino Unido circunda uma área tão grande quanto o círculo de escavações de Durrington, e essa estrutura é atualmente única", afirma o comunicado.

 

Para Richard Bates, da Escola de Ciências Ambientais da Universidade St. Andrews, essa descoberta "nos dá uma visão do passado que mostra uma sociedade ainda mais complexa do que poderíamos imaginar".

 

Essas "práticas manifestamente sofisticadas demonstram que as pessoas estavam em harmonia com os eventos naturais de tal maneira que é difícil conceber no mundo moderno em que vivemos".

 

O anúncio dessa descoberta ocorre logo após as celebrações do solstício de verão em Stonehenge, que regularmente reúnem milhares de pessoas. Este ano, os eventos foram pela Internet, devido à pandemia de coronavírus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Nick Snashall, arqueólogo do Patrimônio Mundial de Stonehenge e Avebury, cumprimentou essa descoberta "surpreendente" que "nos oferece uma nova visão da vida e das crenças dos nossos ancestrais neolíticos". 

 

Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.