20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
11/11/2021

Ex-BBB Jorginho Doda faz cirurgias plásticas reparadoras após eliminar 71 kg com bariátrica

Foto: Reprodução

Engenheiro, de 32 anos, que mede 1,71 metros, pesa atualmente 59 kg

O ex-BBB Jorginho Doda acredita que tudo de ruim que já aconteceu em sua vida até hoje serviu para transformá-lo em um ser humano melhor. Aos 32 anos de idade, o engenheiro de produção e estudante de psicologia -- que mede 1,71 metros -- foi submetido a um bypass gástrico no dia 31 de julho do ano passado e, desde então, eliminou 71 kg. Na ocasião, ele pesava 130 kg e, atualmente, pesa 59 kg.

 

"Tudo de ruim que me aconteceu serviu para dar um novo significado à minha vida hoje. Eu restabeleci prioridades dentro da minha cabeça, me colocando à frente. Isso me fez reduzir níveis de ansiedade, o medo de não ser aceito e inseguranças. A consequência de um corpo mais aceito pela sociedade, devido à cirurgia para ajustar minha saúde, só veio para reforçar minhas prioridades. Estou vivendo bem hoje por ressignificar tudo o que tirava a minha paz e isso começou na terapia", explica.

 

Após o bypass, Jorginho -- que participou com os tios Eva e Ayrton e a prima Ana Clara do BBB 18, quando ficou somente alguns dias dentro da casa do reality -- passou por cirurgias plásticas reparadoras para retirada de excesso de pele.

 

Veja também 

 

Atores de Verdades Secretas 2 fazem circulo de oração antes das cenas de sexo gay. VEJA

 

No início de um romance, Marília Mendonça aparece ao lado de Matheuzinho nos bastidores de gravação de DVD. VEJA VÍDEO

"No dia 21 de julho deste ano, me internei no hospital e, às duas da tarde, minha cirurgia teve início. Foram seis horas de uma operação bem complexa. Fiz uma abdominoplastia 360°, em que o cirurgião retirou cerca de um palmo e meio de pele de todo o entorno da minha cintura. Também fiz lipoescultura nas costas, no abdome e nas coxas, além da costura dos músculos abdominais e enxerto glúteo utilizando um procedimento complexo em que se rotaciona uma parte do músculo retirado acima da cintura, que foi direcionado para as nádegas", enumera o jovem, que ainda está se recuperando da cirurgia. "Só quando eu completar cinco meses da cirurgia é que poderei me exercitar e fazer musculação. O processo de recuperação é muito delicado e lento".

 

Jorginho, Ana Clara, Ayrton e Eva participaram do BBB 18  (Foto: Arquivo pessoal)

 

Jorginho Doda antes da bariátrica (à esquerda) e atualmente (à direita) (Foto: Arquivo pessoal)

 

OUTRO JORGINHO

 

Por ter eliminado muitos quilos, Jorginho ficou com execesso de pele. "Sempre fui o famoso 'gordo de barriga'. Então a barriga, de cara, foi o que mais me incomodou depois de perder peso. Em relação aos braços e pernas não teve tanta sobra, com a musculação tudo vai ficar em ordem", afirma ele, que foi operado pelo cirurgião plástico Victor Varela. "Eu busquei um profissional de maior referência porque é uma cirurgia que precisamos ter muita confiança no médico. Afinal é uma cirurgia longa, com exposição total e envolve muito risco. Mas apesar da complexidade e do perigo que envolve uma cirurgia como essa, não tive medo. Minha dica para não ter medo é procurar profissionais de confiança para te cercarem nesse momento, sejam cirurgiões, anestesistas, instrumentadores. Até quem vai estar com você no quarto no pós-operatório tem que ser de confiança", conta.

 

Jorginho diz ter mudado completamente após o emagrecimento. "Posso dizer que eu mudei praticamente tudo na minha vida. Hoje respiro melhor e não tenho problemas de saúde, que, no meu caso, eram os 71 kg de gordura que estavam me sobrecarregando. Mas posso dizer que não só a saúde melhorou, mas também o meu olhar sobre mim, o que muitos chamam de autoestima. E isso me surpreendeu", diz. "Não acho que esteja com cara de mais novo, mas emagrecer ressaltou os traços do meu rosto, dos ombros, do peitoral e tudo isso fez eu me enxergar de uma forma diferente. Hoje me sinto mais capaz e com menos inseguranças", avalia.

 

Jorginho Doda antes das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

 

Jorginho Doda antes das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

 

Jorginho Doda antes das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

 

Jorginho Doda com o cirurgião Victor Varela (Foto: Arquivo pessoal)

 

MUDANÇA DE HÁBITOS

 

Depois do bypass gástrico, a alimentação de Jorginho mudou radicalmente em relação às porções. "Meu almoço, por exemplo, não pode passar de 200 gramas, senão eu me sinto empanturrado. Também tenho algumas restrições com gordura e certos doces por conta de um fenômeno muito comum entre os bariátricos, que é a síndrome de dumping [causada pela passagem rápida de gorduras e açúcares para o intestino, que ocorrem pelas mudanças no trânsito alimentar depois da cirurgia bariátrica. Essa concentração repentina de açúcares e gorduras faz com que o intestino absorva água do organismo para diluí-los, podendo causar sintomas como náuseas, fraqueza, suor, diarréia, sensação de sonolência e desmaio]. Mas, tirando isso, como tudo igualzinho ao que minha família come. E procuro enriquecer sempre com frutas", conta.

 

Jorginho destaca, contudo, que a cirurgia elevou sua autoestima. "Eu fiz os procedimentos por conta da saúde, incluindo as cirurgias reparadoras, que também têm como objetivo uma vida saudável, prova disso é que o plano de saúde cobre tudo. Mas não posso negar que minha autoestima e meu olhar no espelho mudaram. Pela primeira vez na minha vida venho dizendo para mim mesmo que estou bonito. E isso não tem preço. Sei que pode até parecer presunçoso, mas quem passou pelo que passei entende exatamente do que estou falando. Gostaria que ao menos uma pessoa que nunca disse que era bonita na frente do espelho lesse essa conversa com muito carinho, passasse a se priorizar diante de tudo e traçasse metas para uma mudança de vida. É isso que fiz e venho fazendo e não pretendo voltar atrás", afirma.

 

Jorginho Doda depois das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

 

MEDOS E DESCOBERTAS

 

Para sustentar sua nova versão, Jorginho tem apoio psicológico. "Sinto muito medo de voltar a engordar porque, infelizmente, isso é mais comum do que imaginamos. Para isso realmente é necessário um trabalho psicológico muito forte, com terapeuta especializado em compulsão alimentar. Hoje, na minha segunda graduação em psicologia, noto detalhes que me fazem ver a importância de um bariátrico nunca largar o acompanhamento psicológico. Principalmente os que chegaram até essa comorbidade através da compulsão alimentar", opina.

 

Jorginho Doda depois das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

 

Jorginho admite ter mudado completamente sua relação com o corpo. "Estou mais seguro em relação a tudo, incluindo o sexo. Hoje transar de luz acesa e me ver no espelho da cama me traz uma sensação completamente diferente, uma sensação nova e totalmente positiva", revela, contando que seus amigos e familiares estão chocados com sua mudança corporal. "Quem não me via pessoalmente desde o início da quarentena fica mais chocado ainda. Quando me encontram na rua, todos ficam de boca aberta. E, de certa forma, eu gosto das reações. O espelho hoje não me incomoda mais, posso até dizer que procuro meu reflexo até nos vidros com insulfilm dos prédios", conta, aos risos.

 

O ex-BBB argumenta que existe um Jorginho antes e outro depois do bypass. "Houve uma mudança grande em todos os níveis da minha vida: comportamental, sentimental, psicológico e social. Querendo ou não, nossa sociedade é muito gordofóbica. Hoje eu posso dizer com propriedade que, quando gordo, muitas portas se fechavam para mim, já que a interpretação das empresas é de que o gordo é acomodado e preguiçoso, entre outras crenças erradas e pejorativas. Assim, na sociedade, o gordo acaba sendo sempre discriminado. Sentia muito isso e hoje não sinto mais. Prova disso é que muitas empresas que nem falavam comigo, hoje vêm atrás de mim", diz.

 

Jorginho Doda depois das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

 

AMORES

 

Apesar de estar se amando mais, Jorginho ainda não se acostumou com os olhares que tem recebido nos últimos tempos. "Estou solteiro, mas não estou sozinho (risos). Para mim, isso de cantadas e olhares ainda é muito novo. Não identifico muito. Mas meus amigos sempre comentam e digo: 'não, vocês estão viajando!' E espero muito estar errado!", diverte-se ele, que se sente feliz por servir como exemplo para quem quer ter uma vida mais saudável. "Eu tenho recebido muitas mensagens de pessoas que têm mudado suas vidas olhando minhas postagens e isso, para mim, já significa o propósito de tudo o que publico sobre mim".

 

Questionado sobre o que o novo Jorginho diria ao velho Jorginho, o ex-BBB é firme: "Corre e busque qualidade de vida, porque você ainda não está vivendo. E falo isso com muita dor no coração". Daqui para frente, o carioca quer, com o suporte da psicologia, ajudar os outros a se verem com amor. "Quero mostrar às pessoas que elas podem ser mais felizes amanhã do que são hoje. Meu desejo e minhas metas já foram muito superficialmente grandes, hoje eu tenho somente a meta de respeitar meus limites, viver bem, de forma saudável, e procurar fazer o possivel para que os que vêm até mim façam o mesmo. Nunca influenciar fez tanto sentido para mim quanto agora", conclui.

 

Jorginho Doda depois das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Jorginho Doda depois das cirurgias reparadoras (Foto: Arquivo pessoal)

Fotos: Reprodução

 

Fonte: Quem 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.