NOTÍCIAS
Educação
Fapeam apresenta projetos amparados pelo Programa Ciência na Escola
Foto: Divulgação Fapeam

A cultura maker em sala de aula e a inclusão e cidadania foram destacados no evento

Dois projetos de pesquisa amparados pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foram apresentados durante a primeira 7ª edição do Programa Governo Presente, neste sábado (13/7), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.


O projeto intitulado ‘A cultura maker em sala de aula: os estudantes como protagonistas do processo ensino-aprendizagem utilizando a robótica de baixo custo’ é coordenado pelo professor do Ceti Elisa Bessa Freire, Francisco Jayme Cordeiro da Costa, e visa proporcionar atividades diferenciadas e interdisciplinares para que os educandos vivenciem momentos prazerosos, educativos, tanto na sala de aula como em outros ambientes, de modo a corroborar para o acesso à cultura Maker e na formação integral dos educandos.


O estudo foi desenvolvido com os alunos usando uma metodologia ativa que teve como produto da pesquisa os objetos confeccionados pelos próprios alunos com o foco na robótica de baixo custo com papelão. Esse tipo de projeto abre a possibilidade de construção não apenas de um produto da pesquisa, mas de um reconhecimento do esforço e trabalho dos próprios alunos, conforme justifica o coordenador.

Veja também 

 

Estarão abertas, entre 15 e 19 de julho, as inscrições para a 3ª mobilização do provão eletrônico

 

Cetam anuncia novos cursos para segunda oferta de Qualificação Profissional na capital


De acordo com o projeto, a proposta enaltece o protagonismo estudantil e surge a partir da reflexão sobre a convivência escolar e melhoria no ambiente educacional mediante uma proposta inovadora.

 

Outro projeto apresentado no evento traz a ‘A Inclusão e cidadania: estimulando a criatividade de alunos autistas por meio da utilização de um aplicativo para a criação de histórias em quadrinhos - HQ’s’.

 

Foto:  Divulgação Fapeam


Coordenado pela professora do Ceti Elisa Bessa Freire, e especialista em Psicopedagogia, Hellen Cristina de Lima Bandeira, o estudo tem o objetivo propor reflexões sobre inclusão e cidadania na comunidade escolar por meio da criação de histórias em quadrinhos por alunos autistas em um aplicativo com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas salas de aula.


Além da apresentação das pesquisas, os visitantes e, principalmente as crianças participaram dos jogos educativos e interativos, disponibilizados no stand da Fapeam.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

SOBRE O PCE


O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.