É possível se inscrever até o dia 30 de agosto. No total, serão 10 vagas para representantes da rede pública estadual do Amazonas
O programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de agosto. É a 3ª edição que a rede estadual do Amazonas participa da iniciativa, que visa o contato de alunas e professoras do sistema público de ensino com as áreas de Ciência e Tecnologia, em busca de igualdade de gênero no mercado de trabalho. As atividades do projeto acontecem, de maneira híbrida, no primeiro bimestre de 2025, entre os dias 6 de janeiro e 28 de fevereiro. O público-alvo são alunas da 2ª série do Ensino Médio.
Para se inscrever, as candidatas devem acessar o site oficial do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), disponível no link a seguir: http://bit.ly/FuturasCientistasInscrição. No endereço eletrônico, está disponível o edital do programa e o formulário de inscrição. Durante o projeto, as selecionadas recebem um auxílio de R$ 600.
Os documentos necessários para a inscrição das alunas são: currículo resumido da participante, modelo Lattes/CNPq (obrigatório); cópia com carimbo da direção da escola das médias dos dois primeiros bimestres do ano letivo corrente das disciplinas de Química, Física, Matemática, Biologia e Português, ou cópia autenticada do Boletim Escolar; cópia do documento de identidade (frente e verso); cópia do CPF; termo de autorização e ciência assinado pelo representante legal; e comprovante de residência em nome próprio ou do representante legal.
Veja também
Fala AI: IA atinge novo patamar na geração de imagens
"Nesta fase escolar (2ª série do Ensino Médio), o contato direto com o universo científico amplia os horizontes e fortalece a confiança dessas estudantes, motivando-as a buscar e concretizar seus sonhos em áreas ainda majoritariamente ocupadas por homens", destacou o coordenador da Gerência do Ensino Médio, da Secretaria de Educação, Maurício Oliveira.
Já para as professoras, os documentos solicitados são: currículo resumido da participante, modelo Lattes/CNPq (conforme edital); cópia dos documentos a serem avaliados para pontuação geral do currículo (conforme edital); cópia autenticada do diploma do curso de graduação; cópia do documento de identidade e do CPF; e comprovante de residência em nome próprio.
Durante a imersão científica, além de receber um auxílio no valor de R$ 600, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as selecionadas ganharão um kit com materiais necessários para a realização dos experimentos.
INCENTIVO A NOVAS PESQUISADORAS
Fotos:Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de
Estado de Educação e Desporto
O “Futuras Cientistas” é uma iniciativa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e começou a ser realizada, em 2012, pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). Desde 2023, acontece com abrangência nacional. Com o tema “Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia”, é o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) que vai coordenar as atividades do programa, no Amazonas, em 2025.
“Historicamente, as mulheres têm sido sub-representadas nas áreas de ciência e pesquisa, incluindo o estudo do meio ambiente. E, ao incentivar a participação feminina nessas áreas, é possível romper com estereótipos e ampliar as oportunidades para que mais mulheres possam se engajar na área da pesquisa e contribuir com seus conhecimentos e experiências”, ressaltou a coordenadora do programa “Futuras Cientistas” no Inpa, Jucimara dos Santos.
As cinco alunas e professoras selecionadas vão ter contato com pesquisadores e tutores de grandes projetos como o AmazonFACE, Programa de Coleções Científicas e Biológicas, e o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também será palco das atividades do programa, com foco no tema “Tecnologia de Alimentos: Processamento de frutas para agroindústria na Amazônia”.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Entre as outras atividades previstas para o programa no Amazonas, também estão momentos em laboratórios, além de uma série de palestras sobre ciência, tecnologia e o papel político das mulheres nas transformações sociais. O projeto só acontecerá de maneira presencial durante as férias escolares das estudantes participantes, o calendário foi organizado para não atrapalhar a presença das discentes nas atividades escolares.