29 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
16/04/2020

FVS-AM monitora ações de enfrentamento da Covid-19 em Manacapuru

Foto: Divulgação

Foram acompanhadas as ações de orientação sobre funerais e enterros de pessoas mortas por Covid-19

Técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) monitoram e direcionam, nesta quinta-feira (16/04), as ações de enfrentamento ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) em Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus).

 

Também estiveram presentes na ação profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Departamento Nacional de Trânsito (Detran-AM). Esta é a segunda visita técnica ao município para alinhamento de forma integrada das ações para o enfrentamento da doença.

 

No último boletim da FVS-AM, Manacapuru é segundo município com mais casos da doença no Amazonas. Foram confirmados até o momento 111 casos positivos, com seis óbitos.

 

Veja também 

 

Empresário é agredido e escapa da morte após ter casa invadida por bandidos no município de Autazes, interior do Amazonas. VEJA VÍDEO

 

IMAGENS FORTES! Homem corre na chuva desesperado mas não escapa da execução com sete tiros de pistola no bairro do Mutirão, Zona Norte de Manaus. VEJA VÍDEO

 

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, as equipes direcionam as ações das vigilâncias epidemiológica, sanitária e laboratorial no município. “Manacapuru vem apresentando aumento no número de notificação. Trata-se de um reforço às atividades que já estão sendo executadas pela secretaria municipal de saúde”, disse.

 

Foram acompanhadas as ações de orientação sobre funerais e enterros de pessoas mortas por Covid-19, fluxos de atendimento aos suspeitos de Covid-19, orientação sobre uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Segurança do Paciente, monitoramento do Plano de Contingência, acompanhamento das ações sendo executadas pelo município envolvendo todos os setores.

 

A sanitarista Josielem Amorim, que coordena o Grupo Técnico de Integração (GTI-FVS-AM), que segue em missão no município, antecipou a programação que será realizada nesta quinta-feira (16/04).

 

“As equipes estão distribuídas em várias frentes de trabalho, para contribuir com atividades desenvolvidas na cidade, mas o que estamos constatando, por aqui, é que muitos estabelecimentos estão fechados, e ainda assim (há) fluxo intenso de pessoas na rua, sem cuidados como a distância mínima entre elas de 1 metro, e poucas pessoas usando máscara, e aglomerações expressivas nos serviços como bancos e loterias. Fizemos a intervenção imediata na organização dessas aglomerações”, revelou.

 

Josielem explica que a não adesão da população local às recomendações da saúde pode gerar um número muito maior de pessoas doentes. “É preciso que as pessoas sigam em quarentena para colaborar com a contenção do vírus. Essa é a principal estratégia utilizada que dá resultados”, reforçou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Pela FVS-AM, estiveram presentes na ação equipes do Grupo Técnico de Integração (GTI), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.