20 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
12/06/2024

Gelo é encontrado em região de vulcões em Marte; entenda

Foto: Reprodução/Internet

Pesquisa destaca que compreender o atual ciclo da água em Marte tem implicações para a futura exploração humana do planeta

 Cientistas encontraram gelo em vulcões da região Tharsis, em Marte. A descoberta surpreendeu os pesquisadores. “Pensamos que era impossível a formação de geada em torno do equador de Marte, já que a mistura de luz solar e atmosfera tênue mantém as temperaturas relativamente altas tanto na superfície quanto no topo das montanhas – ao contrário do que vemos na Terra, onde você poderia esperar ver picos gelados”, disse um dos autores do estudo, Adomas Valantinas.

 

A pesquisa, publicada na revista científica Nature Geoscience, ressalta que compreender o atual ciclo da água em Marte tem implicações para a futura exploração humana do planeta. Tharsis é uma província vulcânica de Marte que tem alguns dos maiores e mais altos vulcões do Sistema Solar, como o Olympus Mons (21 km de altitude), o Arsia Mons (18 km), o Ascraeus Mons (18 km) e o Pavonis Mons (14 km).

 

Veja também

 

Geração Z tem usado os vídeos curtos do TikTok para se preparar para o Enem

 

Como os cassinos online estão transformando o entretenimento no Brasil

 

Foto: Reprodução/Internet

 

A atividade vulcânica em Marte concentrou-se predominantemente nesta região ao longo da história geológica do planeta, persistindo até aos tempos atuais, como evidenciado por fluxos de lava que datam de 2,4 milhões de anos. No entanto, nenhuma atividade vulcânica atual foi detectada em Tharsis, embora dados geofísicos recentes mostrem que Marte ainda está geodinamicamente ativo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

"Notáveis nuvens de gelo de água e outros fenômenos atmosféricos foram observados em Tharsis. As nuvens de gelo de água desempenham um papel fundamental no ciclo da água em Marte, transportando a umidade por milhares de quilômetros desde as regiões polares até às áreas equatoriais relativamente secas", cita a pesquisa.

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.