07 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
23/01/2021

Governador Wilson Lima anuncia novas medidas de enfrentamento à Covid-19

Foto: Divulgação

A PGR recomendou ao Amazonas que adote medidas mais severas de isolamento sanitário diante do aumento do número de casos e de mortos por Covid-19.

A  Procuradoria-Geral da República recomendou ao Amazonas que adote medidas mais severas de isolamento sanitário diante do aumento do número de casos e de mortos por Covid-19,  se necessário com aumento do toque de recolher.

 

O sistema de saúde do Amazonas está colapsado pela segunda vez desde o começo da pandemia do novo coronavírus.

 

Em Manaus, capital amazonense, não há mais vagas para internação e até mesmo para sepultamentos. O número de enterros de vítimas da Covid-19 na cidade, em janeiro deste ano, ultrapassou a quantidade registrada em todo o ano de 2020.

 

No ano passado, 1.285 sepultamentos pela doença foram contabilizados, contra 1.333 apenas nos primeiros 21 dias de 2021.

 

Para piorar a situação alarmante, pacientes estão morrendo por asfixia, pois há escassez de oxigênio -- essencial para o tratamento de casos graves da Covid-19.

 

A reunião acontece diante do caos na saúde do Amazonas, que passa por um aumento expressivo de casos da doença, superlotação de hospitais e falta de insumos. A situação é tão caótica que o governo está transferindo pacientes para atendimento em outros estados. Mais de 6,8 mil pessoas morreram com a doença no estado, conforme o boletim divulgado na sexta-feira.

 

O documento, divulgado solicita as medidas mais restritivas até que ocorra a estabilização ou diminuição da curva de contaminação da Covid-19, com quantidade de casos que consigam ser atendidos com a atual estrutura do sistema de saúde. O MPF solicita que o governo informe e justifique se vai ou não acatar as restrições recomendadas até o dia 23 de fevereiro.

 

Vacinação suspensa


A vacinação contra a Covid19, em Manaus, está suspensa desde quinta-feira (23), após denúncias de pessoas furando a fila na prioridade da vacinação são apuradas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas. Para o prefeito de Manaus, David Almeida, as denúncias são "fake news".

 

Na noite de sexta-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde informou que entregou à Secretaria Municipal de Saúde a lista com a quantidade e os nomes dos trabalhadores em saúde que serão vacinados contra Covid-19, nesta primeira fase de prioridades, nas dez unidades do Estado. A Prefeitura de Manaus informou que dependia da lista para retomar a vacinação.


Manaus registrou 201 enterros nesta sexta-feira. Essa foi a terceira vez neste mês de janeiro que foram realizados mais de 200 sepultamentos em um único dia na capital.

 

ACOMPANHE O PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR AO VIVO

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.