26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
24/02/2021

Governador Wilson Lima assina convênio com Ministério da Infraestrutura e Infraero para expansão de aeroportos no interior do Amazonas

Foto: Reprodução

Com recursos do FNAC, criado para fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (24/02), convênio com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Ministério da Infraestrutura para a execução de obras de melhorias e expansão dos aeroportos dos municípios de Itacoatiara, Maués e Fonte Boa. O convênio conta com investimentos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), e vai possibilitar a estruturação de operações de voos regionais entre as três cidades amazonenses e a malha aérea nacional.

 

“Assinamos um importante convênio do Ministério da Infraestrutura, juntamente com a Infraero, para recuperação, construção de projetos e todo o processo de protocolo dos aeroportos de Maués e Itacoatiara, no Baixo Amazonas, e o município de Fonte Boa, no Alto Solimões. O Amazonas tem feito um estudo tributário, em relação ao ICMS do combustível, para possibilitar ampliação de ofertas de voos para os municípios”, destacou o governador Wilson Lima, após participar de reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

 

Com recursos do FNAC, criado para fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil, a Infraero fará os projetos de engenharia para os aeroportos nos três municípios do estado. A Infraero também deverá conceder a certificação para operação na região, permitindo oferta de voos de maior porte pelas companhias aéreas para essas localidades.

 

Veja também

 

Wilson Lima participa de reunião com Hamilton Mourão para alinhar ações de combate às queimadas e ao desmatamento

 

Governador Wilson Lima assina protocolo de intenções com Banco da Amazônia para destinar R$ 1,1 bilhão a projetos econômicos

 

“É a primeira vez que a gente faz dessa forma, com a utilização de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, diretamente com a Infraero, para aproveitar a competência técnica que a Infraero tem, no desenvolvimento de projetos e no acompanhamento de obras de estrutura aeroportuária. A disponibilização de infraestrutura, de oferta aeroportuária, vai fazer com que possamos ter mais voos, aumento da oferta de assentos. Vamos preparar esses aeroportos, primeiramente, para receber na sequência a operação de aeronaves do tipo ATR, com maior capacidade”, explicou Tarcísio de Freitas.

 

Impulso econômico - Wilson Lima ressaltou que as melhorias logísticas previstas no convênio contribuem para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão os municípios contemplados, consideradas estratégicas. A cidade de Maués está localizada no baixo Amazonas e, interligada ao município de Parintins, é um importante polo turístico do Amazonas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Em Itacoatiara, a perspectiva é fomentar a economia local, que já concentra um dos maiores portos graneleiros do estado, além de um rio que permite a navegação de grandes embarcações o ano inteiro e, ainda, a proximidade com o município de Silves, onde há investimentos na exploração de gás natural. Fonte Boa também é um município estratégico para toda a região do alto Solimões.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.