21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
29/05/2024

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira

Foto: Divulgação/Secom

Entre os serviços mantidos estão as centrais de flagrantes da Polícia Civil e os atendimentos de urgência e emergência de saúde

O Governo do Amazonas manterá o funcionamento dos serviços essenciais das áreas de saúde e segurança durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30/05), e no ponto facultativo na sexta-feira (31/05). As centrais de flagrantes da Polícia Civil e os atendimentos de urgência e emergência de saúde estão entre os serviços mantidos no feriado.

 

As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) Zona Centro-Sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.

 

As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada.

 

 Veja também

 

Governo do Amazonas abre edital de apoio a eventos folclóricos públicos

 

Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe exposição 'Juruti - Festival das Tribos', do fotógrafo paraense Alexandre Baena

 

Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades, normalmente, na sexta-feira (31/06), das 8h às 17h.

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.

 

SAÚDE

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) manterá o atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência, em Manaus, durante o feriado de Corpus Christi e o ponto facultativo. As unidades funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado religioso nesta quinta-feira (30/05), e no ponto facultativo decretado em âmbito estadual, na sexta-feira (31º/05).

 

Estarão funcionando os três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) e os três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC); as sete maternidades; os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs); as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, no Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).

 

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, retornam às atividades somente na segunda-feira (03/06).

 

Nos feriados, os hospitais das fundações de saúde funcionam apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas. Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o serviço de radioterapia ocorrerá normalmente na quinta-feira (30/05), para as sessões de tratamento já agendadas.

 

O Laboratório de Análises Clínicas atenderá aos pacientes já agendados. O setor de imagem funcionará somente na quinta-feira (30/05) para atendimento dos exames de ultrassonografia agendados. Os demais serviços não funcionarão no feriado e retornam com os atendimentos na segunda-feira (03/06).

 

Na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) não haverá atendimentos ambulatoriais. Somente funcionará o pronto atendimento 24 horas para pacientes da FMT-HVD.

 

As demais atividades retornam na segunda-feira (03/06). Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) não haverá atendimento ambulatorial e realização de exames laboratoriais, na quinta e sexta-feira. Os serviços de urgência e internação para os pacientes do Hemoam funcionarão normalmente. Os demais atendimentos retornarão na segunda-feira (03/06).

 

DETRAN-AM

 

 

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que, em razão do Decreto Estadual que trata do feriado decorrente de Corpus Christi, na quinta-feira (30/05), e do ponto facultativo na sexta-feira (31/05), a instituição irá retornar com o atendimento na segunda-feira (03/06). Os treinamentos de aulas práticas, previamente agendados, seguirão o cronograma normal no dia 31 de maio.

 

CIDADANIA

 

Os atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, funcionarão normalmente em regime de 24 horas durante o feriado. Os serviços de Pronto Atendimento ao cidadão (PAC) retornam na segunda-feira (03/06).

 

As cozinhas e restaurantes do programa Prato Cheio, administradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), não funcionarão na quinta-feira, mas retornam normalmente com os atendimentos na sexta-feira (31/05). Os Centros de Convivência também não terão expediente na quinta-feira.

 

EDUCAÇÃO

 

Em razão do feriado, não haverá aula nas escolas da rede estadual de ensino e não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades será na segunda-feira (03/06).

 

CULTURA

 

 

Fotos: Divulgação/Secom

 

O Teatro Amazonas seguirá aberto normalmente para visitação turística na quinta-feira (30/05) e sexta-feira (31/05), das 9h às 17h. O Palacete Provincial e o Museu do Seringal Vila Paraíso estarão fechados na quinta (30/05) e sexta-feira (31/05). O Palacete retorna apenas no sábado, das 9h às 15h, já que não abre aos domingos. O Museu do Seringal abre sábado, das 9h às 15h, e domingo das 9h às 13h.

 

Os Centros Culturais Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça e Povos da Amazônia estarão fechados neste feriado. Na sexta, os Centros Culturais Palácio Rio Negro e Povos da Amazônia seguem fechados; e o Centro Cultural Palácio da Justiça estará aberto para visitação, normalmente, na sexta-feira (31/05), das 9h às 15h.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A Galeria do Largo e a Casa das Artes terão o mesmo horário de funcionamento na quinta-feira (30/05) e sexta-feira (31/05), das 15h às 20h. Durante o período, a Galeria do Largo continuará com oito exposições em cartaz, com entrada gratuita. A Biblioteca Pública do Amazonas permanecerá fechada durante todo o feriadão, retornando às suas atividades normais na segunda-feira (03/06). 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.