27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
18/03/2020

Governo pede que Congresso decrete calamidade por coronavírus

Foto: Reprodução / Internet

Pedido tem em vista a necessidade de aumentar os gastos públicos para "proteger a saúde e os empregos" em função da pandemia de coronavírus

O governo federal pediu nesta terça-feira (17) que o Congresso Nacional decrete calamidade pública até o dia 31 de dezembro deste ano devido à necessidade do "monitoramento permanente da pandemia Covid-19".

 

Na solicitação, o Planalto cita a necessidade de aumentar os gastos públicos para "proteger a saúde e os empregos dos brasileiros".

 

Veja também


Bolsonaro afirma que seu segundo teste para coronavírus deu negativo


Deputado federal Leandro Grass protocola pedido de impeachment de Jair Bolsonaro

 

Caso seja acatado pelo Legislativo, o estado de calamidade pública dispensa a União do atingimento da meta de resultado fiscal prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

 

"O Governo Federal reafirma seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para manutenção do teto de gastos como âncora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentável", finaliza o pedido.


Mais cedo, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza os gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) a utilizar saldos de ações em saúde para o combate à pandemia de coronavírus. O texto ainda deve ser apreciado pelo Senado para começar a valer.

 

Leia na íntegra a nota encaminhada ao Congresso:

 

"Em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o Governo Federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública. A medida terá efeito até 31 de dezembro de 2020.


O reconhecimento do estado de calamidade pública tem suporte no disposto no art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o qual dispensa a União do atingimento da meta de resultado fiscal prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, em consequência, da limitação de empenho prevista na LRF.


Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O Governo Federal reafirma seu compromisso com as reformas estruturais necessárias para a transformação do Estado brasileiro, para manutenção do teto de gastos como âncora de um regime fiscal que assegure a confiança e os investimentos para recuperação de nossa dinâmica de crescimento sustentável.


Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República" 

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.